EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia. Com Eduardo Barretto e Iander Porcella

Brasileiros reagem à gestão Trump com tristeza e solidão nas redes sociais, diz estudo

Agência identificou reações negativas no X, rede social cujo dono é Elon Musk, ocupante de cargo do alto escalão da gestão Trump

PUBLICIDADE

Foto do author Eduardo Barretto

Os brasileiros têm reagido com tristeza e solidão nas redes sociais em relação à primeira semana do novo mandato de Donald Trump na presidência dos Estados Unidos. Os sentimentos negativos predominam também no X, cujo dono, Elon Musk, ganhou um cargo no alto escalão da gestão Trump. Os dados constam de um levantamento da agência Latam Intersect.

No X, as principais emoções identificadas pelo estudo foram solidão, com 43,2%; tristeza, com 20,3%; e medo, com 11,4%. Os usuários brasileiros na rede de Musk ainda agiram com repulsa (9,1%) e expectativa (8,3%) sobre o início da gestão de Donald Trump na Casa Branca.

Donald Trump e Elon Musk Foto: Kena Betancur/KENA BETANCUR

PUBLICIDADE

No Facebook, a tristeza liderou as reações, com 38,5%, seguida da solidão, com 36,1%. O mesmo aconteceu no TikTok, com a tristeza batendo 44,2%, ante 37,2% da solidão, ainda segundo o relatório de análise emocional da agência.

Desde que voltou à presidência dos EUA, Trump acelerou a deportação de imigrantes, saiu do Acordo de Paris das Nações Unidas e falou em incorporar ao país o Canadá, a Groenlândia, a Faixa de Gaza e o Canal do Panamá.