A Câmara Municipal de Embu das Artes (SP) deu início ao processo de cassação de Abidan Henrique (PSB), o único vereador de oposição ao prefeito Ney Santos (Republicanos). No total, Embu tem 17 vereadores. Abidan diz que o processo é uma “perseguição política” promovida pelo grupo governista e fala em risco à democracia se a oposição não estiver representada na Câmara. O prefeito nega retaliações e afirma que o legislativo local é independente da prefeitura.
Para a base do prefeito na Câmara, Abidan quebrou o decoro quando disse que os colegas “fugiram como ratos”, ao faltarem a uma sessão para debater os gastos da prefeitura no “Embu Country Fest”. O festival contratou artistas como Wesley Safadão, Leonardo e Jorge e Mateus.
:quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/ZOILLHVH2JA73HZW7BELCG7QIQ.jpeg 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/wzNXTimN4KZr7OaQ3r16t1SwI_0=/768x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/ZOILLHVH2JA73HZW7BELCG7QIQ.jpeg 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/H9OeYEo2eVuCT10vD8rS73o-r5o=/936x0/filters:format(jpg):quality(80)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/estadao/ZOILLHVH2JA73HZW7BELCG7QIQ.jpeg 1322w)
À Coluna, Abidan afirma que a acusação de quebra de decoro é “absurda” e “fere a inviolabilidade da fala de um parlamentar”. “Como sou o único vereador de oposição, o prefeito quer calar minha voz na Câmara e interromper as fiscalizações que faço na cidade”, diz o vereador.
O prefeito Ney Santos, por sua vez, nega que tenha orientado sua base na Câmara a cassar o vereador e diz que a tese de “perseguição política” deve ser provada por Abidan.
“Estou pensando seriamente em processá-lo, se ele realmente for cassado. Não tenho nada contra o Abidan. Os vereadores têm liberdade em seu mandato, cada vereador tem livre arbítrio do que faz. Eu não tenho força para pedir para um vereador cassar outro”, declarou o prefeito à Coluna.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.
Notícias em alta | Política
Veja mais em politica