A Wellhub (ex-Gympass), plataforma agregadora de academias, negou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) ter descumprido um acordo firmado com o órgão antitruste que limitou contratos de exclusividade da empresa com academias. Em dezembro, a Superintendência-Geral do Cade recomendou multar a empresa em R$ 3 milhões por não seguir o compromisso. O documento, apresentado pela Wellhub no último dia 11, rebateu uma manifestação da concorrente Gurupass levada ao Cade no mês passado.
Wellhub, Gurupass e TotalPass, esta do grupo Smart Fit, têm travado uma disputa no Cade, que apura supostas práticas anticoncorrenciais no mercado de plataformas agregadoras, empresas que fazem a ponte entre o aluno e diversas academias, por meio de uma assinatura única. Procurada pela Coluna do Estadão, a Wellhub disse que está à disposição do Cade. A Gurupass afirmou que a Wellhub pressiona academias com uma cláusula de exclusividade. A TotalPass, por sua vez, criticou contratos de exclusividade sem transparência da Wellhub.
“Os investimentos concedidos pela Wellhub às academias como contrapartida à exclusividade têm contribuído para a promoção de uma dinâmica competitiva saudável no mercado de academias, fortalecendo academias independentes e tornando-as mais aptas a concorrer com a Smart Fit, player dominante”, afirmou a Wellhub ao Cade, destacando que mantém contratos de exclusividade com 11,5% das academias, percentual abaixo do teto de 20% imposto pelo Cade.

O caso começou a tramitar no Cade em 2020, a pedido da Totalpass. Em 2022, o inquérito foi suspenso após a Wellhub firmar o termo de compromisso dos 20% de contratos exclusivos nas cidades onde a Wellhub opera. Em dezembro passado, a Superintendência-Geral do Cade considerou que o acordo foi descumprido e recomendou uma multa de R$ 3 milhões à Wellhub. O caso será analisado pelo plenário do colegiado.
Segundo a Wellhub, os contratos de exclusividade são possivelmente a única alternativa viável para academias independentes conseguirem acesso a investimentos.
“Os investimentos concedidos pela Wellhub às academias como contrapartida à exclusividade têm contribuído para a promoção de uma dinâmica competitiva saudável no mercado de academias, fortalecendo academias independentes”, afirmou a companhia.
Procurada, a Wellhub afirmou que, desde o acordo firmado com o Cade, “o mercado se tornou mais competitivo e saudável, com ganhos concretos para os usuários e em especial para as pequenas e médias academias, que recebem investimentos e apoio viabilizados pelos contratos exclusivos”.
A Gurupass afirmou: “A Gurupass confia que o Cade vai manter o entendimento da Superintendência-Geral e encerrar esse acordo. O termo de compromisso não impediu a Gympass de continuar pressionando academias e impondo exclusividade — tudo indica que além do limite permitido —, e a exclusividade imposta pela empresa segue causando impactos muito negativos”.
A TotalPass afirmou: “Um mercado livre, sem contratos pouco transparentes de exclusividade, é melhor para os usuários”, disse a empresa, acrescentando que o Cade foi claro ao multar a Wellhub por descumprir o termo de compromisso, “que proíbe não apenas a concentração superior a 20% de mercado em uma determinada região, e não na média nacional, como também celebração de contratos de exclusividade, sem observar as restrições impostas”.