EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia. Com Eduardo Barretto e Iander Porcella

Líder do PSOL cobra reparação de Lula por fala machista: erra e temos que criticar; veja vídeo

Deputada Talíria Petrone ressaltou, porém, que fala equivocada de Lula não justifica ataques à ministra Gleisi Hoffmann; presidente afirmou no Planalto que nomeou ‘mulher bonita’ para a articulação política

PUBLICIDADE

Foto do author Eduardo Barretto
Atualização:

A líder do PSOL na Câmara, deputada Talíria Petrone (RJ), criticou a declaração machista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quarta-feira, 12. Talíria disse que a fala foi “equivocada e merece ser reparada”. O petista afirmou no Palácio do Planalto que nomeou uma “mulher bonita” para liderar a articulação política, em referência à ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT).

“O presidente Lula fez uma fala equivocada, que merece ser reparada, é verdade. Nós, mulheres, estamos aqui para fazer isso. Criticar quando for errado. Nem o presidente é mito, é ser humano que erra, e quando errar temos que criticar. Nem somos gado, para não criticar quando ocorre um erro do nosso presidente”, disse a deputada na quarta-feira, 12, no plenário da Câmara.

Deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) Foto: Zeca Ribeiro/Agência C

PUBLICIDADE

A parlamentar falou no plenário da Câmara dos Deputados sobre o caso. Talíria também saiu em defesa de Gleisi e disse que a declaração equivocada de Lula não justifica ataques à petista. Talíria criticou o deputado Gustavo Gayer (PL-GO), que acusou Lula de tratar Gleisi “como um cafetão”, por oferecer a ministra para conquistar maioria na Casa.

Nesta quinta-feira, 13, a ministra ignorou o tom machista da fala, rechaçou as ofensas dos bolsonaristas e defendeu o presidente Lula. Disse que “gestos são mais importantes que palavras” e que o presidente Lula é o que “mais empoderou as mulheres”.

Veja vídeo:

Publicidade