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Coluna do Estadão

| Por Roseann Kennedy

Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia, com Eduardo Gayer

Lula encomenda campanha para ‘fisgar’ microempreendedores, avessos ao governo

Programa ‘Acredita’ ainda é pouco conhecido, avalia o Palácio do Planalto; procurada, a Secom não comentou

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Foto do author Eduardo Gayer

Em ano de eleições municipais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encomendou à Secretaria de Comunicação (Secom) uma campanha publicitária sobre o programa de crédito “Acredita”, voltado a microempreendedores. Na avaliação do Palácio do Planalto, a iniciativa ainda é pouco conhecida no País e tem o potencial de atrair o setor beneficiado, que é avesso ao governo federal.

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Uma pesquisa interna da Secom identificou os três setores mais resistentes ao governo Lula: agronegócio, evangélicos e microempreendedores. No diagnóstico da pasta, a má impressão desse último grupo pode ser mais fácil de reverter porque não seria ideológica. Procurada, a Secom não comentou.

O Planalto quer mudar a percepção no setor de que o governo — sob qualquer presidente — só recolhe impostos e não os reverte em benefícios à população. A ideia, então, é levar à televisão e às redes sociais peças publicitárias que expliquem o “Acredita”.

Lançado via Medida Provisória que perdeu validade, o programa oferece crédito com taxas de juros diferenciadas para pequenos empreendedores, incluindo beneficiários do Bolsa Família. Agora, o governo tenta aprovar o texto via projeto de lei. A matéria foi aprovada na Câmara e aguarda tramitação no Senado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a cerimônia de lançamento do programa Acredita, realizada em abril no Palácio do Planalto. Foto: FOTO WILTON JUNIOR/ESTADÃO
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