Em ano de eleições municipais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encomendou à Secretaria de Comunicação (Secom) uma campanha publicitária sobre o programa de crédito “Acredita”, voltado a microempreendedores. Na avaliação do Palácio do Planalto, a iniciativa ainda é pouco conhecida no País e tem o potencial de atrair o setor beneficiado, que é avesso ao governo federal.
Uma pesquisa interna da Secom identificou os três setores mais resistentes ao governo Lula: agronegócio, evangélicos e microempreendedores. No diagnóstico da pasta, a má impressão desse último grupo pode ser mais fácil de reverter porque não seria ideológica. Procurada, a Secom não comentou.
O Planalto quer mudar a percepção no setor de que o governo — sob qualquer presidente — só recolhe impostos e não os reverte em benefícios à população. A ideia, então, é levar à televisão e às redes sociais peças publicitárias que expliquem o “Acredita”.
Lançado via Medida Provisória que perdeu validade, o programa oferece crédito com taxas de juros diferenciadas para pequenos empreendedores, incluindo beneficiários do Bolsa Família. Agora, o governo tenta aprovar o texto via projeto de lei. A matéria foi aprovada na Câmara e aguarda tramitação no Senado.