EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

União tenta tomar distância de crise com ministra e diz que escolha foi de Lula

PUBLICIDADE

Foto do author Mariana Carneiro
Foto do author Julia Lindner
Foto do author Gustavo Côrtes
Por Mariana Carneiro , Julia Lindner e Gustavo Côrtes
Atualização:

O União Brasil, partido da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, a Daniela do Waguinho, tenta tomar distância da crise provocada pela relação dela e do marido com milicianos no Rio. Integrantes da cúpula do partido alegam que a escolha de Daniela para o ministério partiu do próprio Lula, que desejava retribuir o apoio que recebeu dela e do marido durante a campanha, e que o seu nome não foi uma escolha da sigla. A bancada do União na Câmara, da qual Daniela faz parte, diz não se sentir representada. Aliados de Lula, por sua vez, querem acreditar que a ministra pode “cair de madura” a depender do avanço das denúncias. Para o PT do Rio, no entanto, Daniela se tornou peça importante para impulsionar o partido em reduto bolsonarista.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.  Foto: Andre Borges/EFE

PUBLICIDADE

PADRINHO. Em nota divulgada nesta quinta (5), em apoio a Daniela, o presidente do União, Luciano Bivar, fala em “escolha acertada do presidente Lula” na nomeação. Membros do partido afirmam que o trecho tenta sublinhar essa distância.

OCO. Deputados do União se dizem incomodados com a articulação política do governo Lula. Dizem que só Davi Alcolumbre (União-AP) foi atendido com representantes nos ministérios. E que, ainda assim, na pasta das Comunicações, o ministro Juscelino Filho (União-MA) não recebeu autorização do PT para nomear o presidente dos Correios.

AZEDO. O mal-estar na sigla é tamanho que parte dos deputados diz negociar com o rival PL, de Jair Bolsonaro, uma eventual aliança para assumir o comando da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara contra o PT.

PRONTO, FALEI! André Ceciliano (PT-RJ), secretário de Ass. Federativos

Publicidade

“Não há nada que macule a indicação (de Daniela). O apoio dela e do Waguinho foi importante na Baixada na eleição, eles caíram dentro para ajudar o Lula”.

CLICK. Jair Bolsonaro, ex-presidente da República.

O ex-presidente Jair Bolsonaro em supermercado na Flórida, nos Estados Unidos. Foto: Reprodução

Recluso desde a derrota para Lula, Bolsonaro foi filmado andando em um supermercado em Miami, na Flórida (EUA), para onde viajou no fim do ano.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.