PUBLICIDADE

Senadores pedem inquérito contra vice-PGR por prevaricação com base na CPI da Covid

Solicitação feita ao STF quer investigação sobre arquivamento das apurações contra Bolsonaro; parlamentares também pedem manifestação de Augusto Aras sobre o caso

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Um grupo de sete senadores que participaram da CPI da Covid pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) abertura de inquérito contra a vice-procuradora-geral da República, Lindôra Araújo, por prevaricação. Ela foi a responsável por solicitar à Corte o arquivamento de apurações contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados no âmbito das investigações da comissão.

PUBLICIDADE

Em manifestação enviada ao Supremo, Lindôra pediu pediu o engavetamento das acusações por crime de charlatanismo, prevaricação, crime de epidemia, infração de medida sanitária preventiva e emprego irregular de verbas ou rendas públicas.

Os senadores também pedem uma manifestação do procurador-geral da República, Augusto Aras, sobre o arquivamento. A avaliação é de que o requerimento teria sido feito por Lindôra para evitar desgaste do PGR, que está de férias. Os parlamentares solicitam, ainda, que os autos sejam enviados ao Conselho Superior do Ministério Público Federal se não houver resposta de Aras.

Membros da CPI da Covid entregam ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, uma cópia do relatório final aprovado pela comissão Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O relatório final da CPI da Covid imputou a Bolsonaro nove crimes, além de sugerir outros 67 indiciamentos. As denúncias têm como base a gestão do governo federal ao longo da pandemia.

Assinam o documento os senadores que foram titulares na CPI, Omar Aziz (PSD-AM), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), pelo relator, Renan Calheiros (MDB-AL), Humberto Costa (PT-PE), Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Otto Alencar (PSD-BA). Também compõe o grupo o senador Fabiano Contarato (PT-ES).

Mais cedo, além de contestar a decisão da vice-procuradora-geral, Randolfe disse que quer informar o STF o que chamou de “ação sorrateira” e “modus operandi” da PGR, que travou a abertura de inquérito com base no relatório da CPI e, segundo ele, teria evitado envolver a Polícia Federal no caso.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.