CPI da Petrobras ouvirá Renato Duque na próxima quinta-feira

Ex-diretor de Serviços e Engenharia da estatal é apontado como um dos articuladores do grupo que teria beneficiado o PT no esquema de corrupção na companhia

PUBLICIDADE

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras na Câmara dos Deputados só voltará a se reunir na próxima quinta-feira, 19, para ouvir o depoimento de Renato Duque, ex-diretor de Serviços e Engenharia da estatal. Duque é apontado como um dos articuladores do grupo que teria beneficiado o PT no esquema de corrupção na companhia. Em depoimento à CPI na última terça-feira, 10, o ex-braço direito de Duque confirmou a "institucionalização" do pagamento de propinas na estatal a partir de 2004. Segundo o ex-gerente de Serviços Pedro Barusco, Duque e o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, eram "protagonistas" do esquema. O PPS já protocolou um requerimento pedindo a acareação entre os três acusados. Para o Ministério Público Federal (MPF), teriam sido captados na gestão de Duque cerca de R$ 650 milhões em propinas sobre contratos fechados de 2004 a 2012 com as seis empreiteiras que teriam integrado cartel para assumir negócios bilionários na estatal.

A Justiça Federal condenou o ex-diretor de Serviços da Petrobrás a 50 anos,11 meses e dez diasde prisão por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Ele chegou a ser preso na 7ª fase da Lava Jato, em novembro de 2014, mas foi solto no mês seguinte, por liminar do STF. Foi preso novamente em março de 2015, porque, segundo a PF, tentou ocultar patrimônio não declarado mantido na Suíça, e denunciado criminalmente. Foto: Marcos de Paula/Estadão

O informe sobre a oitiva já foi encaminhado a Duque, mas seus advogados ainda não responderam. Como se trata de convocação, o ex-diretor é obrigado a comparecer à sessão.

Na próxima terça-feira, 17, os membros da Mesa da CPI, líderes, relator e sub-relatores se reunirão para discutir os 315 requerimentos protocolados até hoje na comissão e que ainda não foram apreciados. O objetivo é fazer uma triagem das solicitações apresentadas e votá-las de forma conjunta. Só 109 requerimentos foram votados no plenário.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.