PUBLICIDADE

Diamantes: coronel Cid deixa ‘impressão digital’ de Bolsonaro em pedido de voo para buscar as joias

‘Faz-tudo’ do ex-presidente solicitou o voo e diárias para a ida do sargento a Guarulhos para reaver os presentes a três dias do fim do mandato

PUBLICIDADE

Foto do author Eliane Cantanhêde
Por Eliane Cantanhêde
Atualização:

BRASÍLIA - Foi o tenente-coronel do Exército Mauro Cid, ajudante de ordens e “faz-tudo” do então presidente Jair Bolsonaro, quem pediu, com “urgência”, avião da FAB e diárias para a ida do sargento Jairo Moreira da Silva a São Paulo, três dias antes do fim do mandato, para buscar as joias apreendidas pela Receita Federal no aeroporto de Guarulhos. Esse fato é uma espécie de “impressão digital” de Bolsonaro na tentativa de liberar as peças, que valem R$ 16,5 milhões.

Segundo ofício publicado pelo Estadão, foi “atendendo demanda recebida do chefe da Ajudância de Ordens do presidente da República” que o governo autorizou a viagem de Jairo “de Brasília para Guarulhos, em voo da FAB, em 29 de dezembro de 2022, para atender demandas do senhor presidente da República”. O documento frisa, ainda, que o retorno seria em voo comercial.

Registro da FAB do voo do 1º sargento da Marinha para buscar as joias de Michelle a pedido do presidente Jair Bolsonaro Foto: Redação

O então chefe da Ajudância de Ordens do presidente era justamente o tenente coronel Mauro Cid, da ativa do Exército, que executava todas as ordens do presidente, cuidava de seus papéis, discursos e demandas pessoais e o acompanhava praticamente o tempo todo, na rotina do Planalto, nas viagens e até nos debates presidenciais de 2022, dando sugestões, apresentando documentos e dados.

O tenente coronel do Exercito, Mauro Cesar Barbosa Cid, ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro  Foto: Dida Sampaio/Estadão

PUBLICIDADE

Com o fim do governo, Mauro Cid, filho de um colega e grande amigo de Bolsonaro, também militar, foi nomeado para o Primeiro Batalhão de Ações e Comandos (BAC), uma unidade de Operações Especiais que pode ser acionada a qualquer momento e fica sediada em Goiânia, capital de Goiás e próxima da capital da República.

Depois da derrota de Bolsonaro e da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, porém, o coronel Cid perdeu a vaga e foi deslocado para um cargo burocrático no Comando de Operações Terrestres (Coter), em Brasília, causando a demissão do então comandante do Exército, general Júlio César de Arruda, que resistia à decisão de anular sua nomeação para o BAC. Quem assumiu o lugar de Arruda foi o também general de quatro estrelas Tomás Miguel Ribeiro Paiva, com o compromisso de “despolitizar” o Exército.

Além de perder a nomeação para um cargo importante, o antigo “fiel escudeiro” de Bolsonaro responde a pelo menos duas acusações. A Polícia Federal concluiu que Mauro Cid cometeu crime de incitação à infração de medida sanitária, ao participar, ao lado do próprio Bolsonaro, de uma live em que o presidente associava as vacinas contra a covid à disseminação do vírus da Aids.

O Supremo Tribunal Federal também identificou a participação direta do coronel Cid no pagamento de contas do clã presidencial, inclusive da então primeira-dama Michelle Bolsonaro, com dinheiro vivo. As operações são consideradas como uma espécie de “caixa paralelo”, ou “caixa dois” dos cartões corporativos da Presidência.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.