PUBLICIDADE

Doria posta vídeo relembrando que o Dia dos Namorados no Brasil foi criado por seu pai

A data teria sido criada por pelo jornalista e publicitário João Agripino da Costa Doria Neto a fim de movimentar o comércio varejista no mês de junho

PUBLICIDADE

Foto do author Jean Araújo
Atualização:

O empresário ex-governador do Estado de São Paulo, João Doria, relembrou, nesta quarta-feira, 12, que é a atribuída ao seu pai, também chamado de João Doria, a criação do dia dos namorados ainda na década de 40.

PUBLICIDADE

Por meio de um vídeo na rede social Instagram, o ex-político diz que o seu pai teria escolhido a data a fim de movimentar o comércio.

“Foi meu pai, publicitário João Doria, quem lançou esta data no Brasil, em 1948. Inspirado pelo Valentine’s Day, nos Estados Unidos, ele escolheu o dia 12 de Junho, véspera da data de Santo Antônio, o santo casamenteiro, para movimentar o comércio varejista no Brasil. Desde então a data se tornou um marco para celebrar o amor e o carinho entre os casais”, escreve Doria na legenda do vídeo.

Dia dos namorados é comemorado dia 12 de junho no Brasil Foto: Adobe Stock

Segundo o empresário, Doria pai teria definido o mesmo dia em que se comemora o Santo Antônio para criar um vínculo com a igreja Católica.

Segundo o livro ‘Dicionário histórico-biográfico da propaganda no Brasil’, a rede de lojas A Exposição-Clipper contratou a agência de publicidade de João Dória para impulsionar as vendas da empresa no mês de junho. A partir disso ele teria criado a ideia da data, que inicialmente ganhou popularidade em São Paulo e depois conquistou alcance nacional.

A história é amplamente difundida e aceita, mas não é oficial. Como mostrou o Estadão, em 6 de junho de 1948, a Galeria de Modas de São Paulo já usava a data como propaganda.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.