Até 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pretende atingir 100% dos cadastros da biometria do eleitorado nacional. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), eleitores de 479 municípios de São Paulo devem fazer a biometria em 2019.
Sem o cadastro, não será possível votar nas eleições municipais de 2020. De acordo com o TRE-SP, 33.041.449 eleitores do Estado já realizaram o cadastramento. Este número representa 59,44% do eleitorado paulista.
Saiba se a sua cidade está em processo de biometria obrigatória clicando aqui.
Mesmo que a sua cidade ainda não esteja na lista, você já pode realizar o seu cadastro e evitar uma fila daquelas em um futuro próximo.
Confira abaixo como realizar o agendamento para o cadastro biométrico no Estado:
Como agendar o cadastramento da biometria?
Na maioria das cidades do Estado de São Paulo, o agendamento só pode ser feito pelo site do TRE. Para acessá-lo, clique aqui.
- Ao acessar o site, clique em “Agende”.
- Tenha em mãos o número do seu título de eleitor, pois será a primeira informação solicitada. Insira os números, digite o código que aparecer na imagem e clique em “Buscar”.
- Caso não esteja com o número, é possível prosseguir com seus dados pessoais (nome completo, nome da mãe e do pai e data de nascimento). Digite o código que aparecer na imagem e, em seguida, clique em “Buscar”.
- Insira seu CEP e número de residência. Depois, clique em “Buscar” novamente.
- Selecione a Zona Eleitoral ou a Central para atendimento. Nesta tela, já é possível visualizar o endereço do local.
- Escolha o dia (de segunda a sábado) e o horário.
- Pronto. Agora é só aguardar o dia agendado e comparecer ao local com os documentos necessários.
Posso agendar o cadastramento de outra forma?
Em algumas cidades, é possível realizar o agendamento para atendimento em um Poupatempo. São Paulo, Guarulhos, Osasco e São Bernardo do Campo são alguns desses municípios.
Para ver se a sua cidade está na lista, clique aqui.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.