EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

O jogo da democracia no Brasil e no mundo

Faça política, não faça guerra

Para atrair os jovens, os políticos precisam criar um debate mais civilizado

PUBLICIDADE

Foto do author João Gabriel de Lima
Por João Gabriel de Lima
Atualização:

Num momento em que 2 milhões de cidadãos jovens se tornam aptos a votar nas eleições de outubro, é fundamental ler a pesquisa “Juventudes e Democracia na América Latina”, patrocinada pela rede filantrópica Luminate. Ela quebra vários clichês a respeito do assunto. O principal deles é que os jovens não gostam de política, não querem participar e são céticos quanto à democracia.

PUBLICIDADE

“Os jovens querem, sim, participar”, diz a cientista política Camila Rocha, uma das coordenadoras da pesquisa, ao lado da socióloga Esther Solano. “O problema é que muitos deles veem a política como uma guerra, onde opinar pode significar perder o emprego ou brigar com a família”, diz Camila Rocha, entrevistada no minipodcast da semana. Eis uma das conclusões importantes da pesquisa: para atrair os jovens, os políticos precisam criar um debate mais civilizado.

Outro achado é que os jovens raramente procuram os partidos políticos, considerados pouco permeáveis a caras novas e ideias novas. No topo da escala de credibilidade aparecem organizações não governamentais e universidades. Em vez de entrar na juventude dos partidos, os jovens preferem militar no movimento estudantil ou em ONGs com causas claras, como as ambientais, raciais ou de gênero.

A pesquisa entrevistou em profundidade 60 jovens de 16 a 24 anos na Argentina, no Brasil, na Colômbia e no México. “Uma surpresa para nós foi ver que o comportamento varia pouco de país para país”, diz Camila Rocha. “A pesquisa qualitativa, ao contrário da quantitativa, nos permitiu entender as vontades dos jovens e suas nuances.”

País ganhou mais de 2 milhões de eleitores com idades entre 16 e 18 anos, segundo TSE Foto: Antonio Augusto/TSE

Entre essas vontades, segundo Camila Rocha, destaca-se a reivindicação de ter algum tipo de educação política, que surgiu em todos os países pesquisados. “Os jovens querem entender como as instituições funcionam, e gostariam que isso fizesse parte do currículo formal nas escolas e universidades.”

Publicidade

A pesquisa cita um artigo dos cientistas políticos Roberto Stefan Foa e Yascha Mounk – este último é o criador do ótimo podcast The Good Fight, O Bom Combate. Eles defendem que partidos, escolas e a imprensa devem mostrar aos jovens que só a política é capaz de resolver os problemas concretos das sociedades.

Não basta, no entanto, só dizer. É preciso fazer. A pesquisa mostra que a geração nativa das redes não é presa fácil de “fake news” – eles sabem checar a veracidade de informações e distinguem sites propagandísticos da imprensa profissional. E, acima de tudo, querem sentir a melhora na prática. Constatar que a geração atual vive melhor que a de seus pais é a melhor propaganda, a longo prazo, para a democracia.

Para saber mais

Minipodcast com Camila Rocha

A pesquisa sobre juventude e democracia na América Latina

Artigo de Yascha Mounk e Roberto Stafan Foa sobre juventude e democracia:

Publicidade

Link para o podcast The Good Fight, de Yascha Mounk

Editorial do Estadão sobre eleitores jovens

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.