Lula fala em presunção de inocência e diz que Bolsonaro terá de provar que não tramou golpe e mortes

Presidente fala pela primeira vez sobre denúncia criminal contra antecessor e adversário político e afirma que ele ficará livre se comprovar que não planejou golpe e assassinatos

PUBLICIDADE

Foto do author Felipe Frazão
Atualização:

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira, dia 19, que houve “apenas um indiciamento”, ao comentar pela primeira vez a denúncia formal contra o ex-presidente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de liderar um golpe de Estado no País após as eleições de 2022.

PUBLICIDADE

Lula evitou comentar o teor da a peça acusatória, enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), e insistiu que vai aguardar o julgamento na corte.

“Eu não vou comentar um processo que está na Justiça. A única coisa que posso dizer é que neste País, no tempo em que eu governo o Brasil, todas as pessoas têm direito a presunção de inocência”, reagiu Lula, ao responder questionamento de jornalistas no Palácio do Planalto.

O presidente Lula disse que se Bolsonaro provar que não participou de tentativa de golpe será livre  Foto: Ricardo Stuckert / Presidência da República

“Se eles provarem que não tentaram dar golpe e que não tentaram matar o presidente, o vice-presidente e um presidente do Tribunal Superior Eleitoral eles ficarão livres e serão cidadãos que poderão transitar pelo Brasil inteiro”, disse Lula, emendando que Bolsonaro e os demais acusados terão de pagar pelos erros que cometeram, se forem considerados culpados.

Publicidade

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou denúncia formal nesta terça-feira, 18, contra Bolsonaro e outras 33 pessoas no inquérito do golpe.

O procurador demorou três meses para avaliar provas contra os acusados, reunidas em inquérito conduzido pela Polícia Federal (PF).

A PF indiciou o ex-presidente, e Gonet concluiu que Bolsonaro não apenas tinha conhecimento do plano golpista como liderou as articulações para dar um golpe de Estado. Se for condenado, o ex-presidente pode pegar mais de 43 anos de prisão.

A defesa do ex-presidente reagiu e afirmou que as acusações são precárias e que não há provas contra ele: “Nenhum elemento que conectasse minimamente o presidente à narrativa construída na denúncia foi encontrado”.

Publicidade

Lula diz que vai trocar ministro quando quiser

O presidente Lula minimizou ainda o resultado da última pesquisa Datafolha que indicou queda na sua popularidade, até mesmo entre os que dizem ter votado nele em 2022. O resultado, 24% de aprovação, é o pior do presidente. “Nunca levei a sério qualquer pesquisa feita em qualquer momento”, disse o petista. Lula disse que a inflação será controlada e que qualquer “pesquisa voluntariosa” sobre previsões de crescimento da economia será “derrotada”.

Ele também afirmou que não pretende no momento fazer uma reforma ministerial. “Mudar ou não mudar o governo é uma coisa que pertenece muito intimamente ao presidente da República. Estou contente com meu governo, muito contente, e acho todo mundo cumpriu à risca o que era para fazer”, disse.

Lula afirmou que a troca de ministros tanto pode ser feita no meio do ano como no final do ano. “Nunca um jornalista ouviu eu dizer que vou fazer reforma ministerial. Essa palavra não existe na minha boca. Assim como eu convidei quem eu queria, eu mudo quando eu quiser, tiro quem eu quiser, na hora que eu quiser. Sem nenhum problema”, declarou.