Lula quer governo com menos PT, mais centro e guinada na economia

Ideia é promover mudanças negociadas com governadores, principalmente em relação à reforma tributária

PUBLICIDADE

Foto do author Vera Rosa
Por Vera Rosa
Atualização:

BRASÍLIA – A constatação de que o bolsonarismo se fortaleceu nas eleições fará a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se aproximar mais de partidos fora do campo de esquerda no segundo turno. A ideia é mostrar que, se vencer a disputa contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula vai recrutar nomes de centro para governar, mesmo que tenha de sacrificar o PT na composição da equipe.

PUBLICIDADE

A senadora Simone Tebet (MDB), que ficou em terceiro lugar na eleição, vai apoiar o ex-presidente e é cotada para ocupar um ministério em um eventual governo Lula. Outro nome citado é o do empresário Walfrido dos Mares Guia. Fundador do grupo Pitágoras, Mares Guia foi ministro do Turismo e das Relações Institucionais sob Lula, vice-governador de Minas (1995 a 1999) e deputado federal.

O candidato do PT se reuniu nesta segunda-feira, 3, com a coordenação de sua campanha, em São Paulo, para traçar as estratégias do segundo turno. “Agora a escolha não é ideológica. Agora, vamos conversar com todas as forças políticas que têm voto e representatividade neste País para que a gente consiga somar num bloco os democratas contra aqueles que não são democratas”, disse Lula. “Precisamos conversar com aqueles que parecem que não gostam da gente e dos nossos partidos.”

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fala à imprensa no hotel Mercure em São Paulo onde lideranças do partido e da campanha se reuniram um dia após a votação do primeiro turno Foto: Daniel Teixeira/Estadão - 03/10/2022

Uma ala mais à esquerda do PT avalia que o comitê de Lula errou ao ficar na “defensiva”, sem fazer o tradicional corpo a corpo nas ruas, nem mesmo na periferia, e sem partir para o confronto direto com Bolsonaro. Para correntes mais “radicais” do partido, não adianta o ex-presidente adotar um estilo “paz e amor” no meio da guerra. Mas o candidato não vê o quadro assim. “Se for preciso conversar, o Lulinha paz e amor está pronto”, insistiu ele, na reunião com dirigentes de sua coligação.

Desde que o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles declarou apoio a Lula, no mês passado, o mercado financeiro reagiu com otimismo, interpretando que ele poderia voltar ao comando da economia. O ex-presidente tem dito, porém, que quer na pasta um político com trânsito no Congresso.

Questionado pelo Estadão se havia conversado novamente com Lula, Meirelles disse que não. “Eu estou só observando”, afirmou o ex-ministro do governo de Michel Temer. “Pai” do teto de gastos, medida rejeitada pelo PT, Meirelles também foi presidente do Banco Central nos dois mandatos de Lula. “Fizemos uma boa gestão econômica naquele período. Como resultado, o Brasil cresceu 4% ao ano, em média, criamos 11 milhões de empregos no País, o País construiu reservas. Foi um período de muito sucesso”, escreveu Meirelles nas redes sociais.

CAVALO DE PAU

Se eleito, Lula pretende dar uma “guinada” na economia, promovendo mudanças negociadas com governadores, principalmente em relação ao atual sistema tributário, chamado no comitê de “manicômio”, ainda que haja divergências com a cúpula petista. Em troca do apoio a essa reforma, o petista planeja oferecer compensações aos Estados, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs), nas áreas de infraestrutura e logística.

Publicidade

Lula não divulgou o seu programa de governo, mas, sim, as diretrizes da plataforma. Depois de muitas idas e vindas, prometeu revogar o teto de gastos e mudar o arcabouço fiscal, sem dizer como, além de pôr “o pobre no Orçamento e o rico no Imposto de Renda”.

Nem ele nem Bolsonaro, porém, explicam de onde vão tirar dinheiro para manter o Auxílio Brasil de R$ 600, em 2023. No Palácio do Planalto, o presidente afirma que Lula nunca detalhou o plano porque quer dar um “cavalo de pau” na economia.

“O que vai haver é uma mudança importante no sentido de recuperar a credibilidade que a gente perdeu e conquistar estabilidade”, disse o economista Guilherme Mello, da campanha de Lula. “Queremos construir uma mesa de diálogo com os governadores e demais poderes. Não é no sentido de ruptura institucional. Quem gosta de ruptura é Bolsonaro”, emendou.

O novo papel do PT em um possível governo não está definido, mas o acerto ali é para dar carta branca ao ex-presidente. Se nos dois mandatos de Lula, e mais ainda no período de Dilma Rousseff, o PT fazia barulho, pressionava para ter mais espaço do que os aliados na Esplanada e cobrava o fim do superávit primário, a situação agora é outra.

PUBLICIDADE

O diagnóstico é o de que será necessário montar uma “frente ampla”, que também incluiria nomes da sociedade civil, para administrar e ter maioria no Congresso. As eleições deste domingo, 2, mostraram que aliados de Bolsonaro conquistaram votação expressiva na Câmara e no Senado.

Para ter governabilidade, se chegar ao Planalto, Lula precisará ampliar as alianças e contar com a adesão de parlamentares do MDB, PSD, PSDB – ainda que o partido tenha virado nanico – e do União Brasil. À esquerda, o PDT de Ciro Gomes também está nessa conta e pedaços do Centrão têm sido cortejados.

“O governo mais ao centro é uma consequência da união das forças políticas. Não há problema nisso. Ao contrário”, argumentou o senador Jaques Wagner (PT-BA), um dos coordenadores da campanha petista.

Publicidade

Em 27 de setembro, após receber o apoio de ex-ministros de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula deu a senha da estratégia para atrair antigos adversários. Ao se dirigir a Geraldo Alckmin (PSB), ex-governador de São Paulo e vice em sua chapa, fez questão de avisar: “Meu caro, você já foi promovido a general.”

Na disputa mais polarizada do País, a primeira após enfrentar processos que o mantiveram 580 dias na prisão, entre 2018 e 2019, Lula não teve a seu lado seus dois “generais”. A patente na campanha do PT foi criada em 2002, quando ele venceu pela primeira vez a eleição para o Planalto.

Em altaPolítica
Loading...Loading...
Loading...Loading...
Loading...Loading...

Abatido no rastro de escândalos do mensalão e do petrolão, o ex-todo poderoso ministro José Dirceu, da Casa Civil, atua hoje nos bastidores; Antônio Palocci, ex-titular da Fazenda sob Lula e da Casa Civil no primeiro mandato de Dilma, virou inimigo após fazer delação premiada. Palocci saiu do PT.

Da velha guarda do partido, Lula ainda conta com Aloizio Mercadante, que coordenou o programa de governo, Gilberto Carvalho – o conselheiro apelidado de “grilo falante” –, Luiz Dulci e Paulo OKamotto. Mas perdeu seus dois “generais” na crise.

Foi nesse cenário de turbulência e enfraquecimento do PT que um ex-tucano, rival em outras campanhas, se transformou no símbolo da inflexão que o ex-presidente quer fazer. Na prática, Lula começou a percorrer o caminho rumo ao centro muito antes da aliança com Alckmin, quando o senador e empresário José Alencar foi seu vice.

“Desde 2002, Lula sempre quis que o PT fosse um dos partidos de seu governo, e não o único”, afirmou o ex-deputado Paulo Delgado, que foi dirigente do partido. “A maior influência que ele teve foi da frente ampla uruguaia e da espanhola”.

SEM APITO

À época, ficou famosa uma frase de Guido Mantega, então assessor de Lula, dizendo que os radicais do PT não apitavam nada em matéria econômica. Em junho de 2002 surgiu a “Carta ao Povo Brasileiro”, na qual o então candidato prometia honrar contratos e cumprir acordos, para acalmar o mercado.

Publicidade

Nessa campanha, Alckmin fez o papel da Carta e, se Lula sair vitorioso, não será um “vice decorativo”. O termo foi usado em 2015 pelo então vice-presidente Temer, em um texto endereçado a Dilma.

Agora, Alckmin virou um curinga: nos últimos meses, conversou com militares, pastores e empresários. O périplo teve o objetivo de quebrar resistências a Lula. O ex-governador também foi apontado como possível ministro da Economia e até da Defesa, mas jogou água na fervura de todas essas apostas.

“Se o Alckmin for ministro, o presidente não pode ligar para ele em Lisboa e demiti-lo”, constatou o ex-senador Cristovam Buarque, com uma pitada de ironia. “O vice é indemissível”. Em 2004, Cristovam era ministro da Educação e foi dispensado por Lula, pelo telefone, quando estava em Portugal.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.