Coluna

Mariana Carneiro

Bastidores da política e da economia, com Julia Lindner e Gustavo Côrtes

Veja mais sobre quem faz

Foto do autor: Mariana Carneiro

Para Bolsonaro, filhos são o alvo do ministro Moraes

exclusivo para assinantes

PUBLICIDADE

Por Redação

Bolsonaro disse que o governo vai trabalhar com o Congresso para controlar despesas e abrir espaço para investimentos. Foto: Adriano Machado/Reuters - 12/8/2020

A decisão de Alexandre de Moraes de arquivar a investigação dos atos antidemocráticos, mas de abrir nova investigação sobre uma suposta organização criminosa que atuaria em prol de ataques à democracia, desceu quadrada para Bolsonaro e, a portas fechadas, tirou o presidente do sério. Visivelmente nervoso, Bolsonaro teria dito a auxiliares que o objetivo do ministro do Supremo é chegar até seus filhos. Carlos, Eduardo e Flávio são citados na decisão, na condição de arrolados pela PF como possíveis membros do núcleo político da organização.

Talkey? Bolsonaro teria dito a interlocutores ser impossível a Moraes provar "uma fake news" que os filhos tenham espalhado. Strike. Mais cedo, o presidente havia criticado a iniciativa contra o voto impresso de ministros do STF, entre eles, Moraes.

A ver. A interlocutores, Ricardo Barros disse que, se o presidente quiser, está disposto a abrir mão da liderança do governo na Câmara, mas tem um pedido: que seja depois do seu depoimento à CPI. Quer chegar com algum resguardo.

Veja... O tumultuado depoimento de Luiz Dominghetti Pereira à CPI da Covid ajudou a esfriar a batata de Barros, também na mira dos senadores.

...o foco. Quem conhece bem o Ministério da Saúde alerta: é bom não perder de vista que a denúncia sobre o contrato da Covaxin tem lastro documental e é muito mais fácil de comprovar do que depoimentos de vendedores de vacina...

Continua após a publicidade

Como é... Bolsonaro recebeu da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) ofício com a lista tríplice para a sucessão de Augusto Aras.

...de praxe. O texto defende não se tratar de questão corporativista "e, menos ainda, representa um mecanismo de contraposição a um nome específico dentre integrantes do MPF".

Passado. Os procuradores lembraram que Bolsonaro votou a favor da obrigatoriedade de respeito à lista tríplice quando deputado.

Póin. Omar Aziz resumiu em uma frase o dia ruim da CPI: chapéu de otário é marreta.

SINAIS PARTICULARES.

Omar Aziz, presidente da CPI da Covid (PSD-AM)

Continua após a publicidade

Kleber Sales  

Viés... Pesquisa para consumo interno de partidos e instituições indica o grave momento de Bolsonaro no Estado de São Paulo: rejeição em alta e índices de ótimo/bom na pior marca do presidente até aqui.

...oposto. A avaliação de João Doria (PSDB), alçado pelo próprio Bolsonaro ao posto de seu antagonista no Estado, está em viés de alta: a diferença entre o grupo do ótimo/bom e do ruim/péssimo se estreita.

No braço. No caso do tucano, a "fotografia" das pesquisas é reflexo do avanço da vacinação em São Paulo e da maior atenção que o governador tem dado ao interior, dizem analistas.

CLICK. Em São Paulo, Luiz Henrique Mandetta (DEM) esteve com o presidente do PV, José Luiz Penna. Eles são defensores de uma candidatura de terceira via em 2022.

Coluna do Estadão  

Continua após a publicidade

Mute. Quase um mês após uma funcionária da CBF formalizar denúncia de assédio moral e sexual contra Rogério Caboclo, afastado da entidade, chama atenção a falta de interesse da Confederação Sul-Americana de Futebol em relação a um escândalo de dimensões internacionais.

Mute 2. Até hoje, a Conmebol não se pronunciou sobre o caso envolvendo sua afiliada e também não pediu esclarecimento à CBF acerca de práticas de conduta do cartola.

PRONTO, FALEI!

Fábio Trad. Foto: MARCELO CAMARGO/AG. BRASIL

Fábio Trad, deputado federal (PSD-MS): "Bolsonaro faz chantagem: se não aprovarem o voto impresso, não entregará a faixa, em caso de derrota. Não é o anúncio de um golpe, mas o início dele."

COM REPORTAGEM DE ALBERTO BOMBIG E MARIANNA HOLANDA.

Continua após a publicidade

Twitter: @colunadoestadao Facebook: facebook.com/colunadoestadao Instagram: 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.