Há no clã Bolsonaro e suas adjacências muito receio quanto ao futuro de Sérgio Moro. Alguns de cunho eleitoral: o mais óbvio deles diz respeito a um eventual voo solo do ex-juiz rumo ao Planalto. Outro pesadelo do presidente, porém, é ver seu ministro na canoa de projetos políticos já em andamento, como o do governador João Doria (PSDB), com quem Moro tem mantido boa proximidade administrativa. "Nossa relação com o ministro está cada vez melhor", diz o secretário da Administração Penitenciária de SP, coronel Nivaldo Restivo.
BFFs. Desde as negociações para as transferências de líderes do PCC para presídios federais, as áreas da Segurança do Estado e da União têm trabalhado de forma harmoniosa, o que não tem ocorrido em outros setores por causa do distanciamento entre João Doria e Jair Bolsonaro.
Sitting... Interlocutores de Moro avaliam que ele tenha saído maior do episódio e dão como certo que o assunto está encerrado. Mas quem conhece Bolsonaro e, especialmente, Alberto Fraga, sabe que nem a amizade, nem as intenções de cindir o ministério passaram.
... waiting... A expectativa de Fraga, segundo pessoas próximas, é esperar para ser inocentado numa segunda denúncia que pesa contra ele no DF. Aí sim, iria com tudo pelo ministério.
... wishing. Ainda assim, também pesaram na resposta do presidente as entrevistas de Fraga à imprensa, falando de uma suposta inexperiência de Moro e já se portando como ministro. Palacianos contam que o ex-deputado levou puxão de orelha de Bolsonaro.
Sobrou pra ele. Levantamento feito pela Bites consultoria, ao qual palacianos tiveram acesso, mostra que, nas redes sociais, moristas e bolsonaristas conseguiram jogar a culpa da crise em Rodrigo Maia. Levantaram com tudo a hashtag pedindo a cassação do deputado. O presidente da Câmara é favorável ao desmembramento
SINAIS PARTICULARES. Luiz Eduardo Ramos, ministro da Secretaria de Governo
Xadrez. Ao enviar sua lista de prioridades para o Congresso, o Planalto foi estratégico, diz um líder que reservadamente elogiou a ação de Luiz Eduardo Ramos (Articulação Política). Eles agora decidiram jogar o xadrez com as pedras brancas, observa.
CLICK. Luciano Huck foi destaque no Instagram oficial do Fórum Econômico Mundial. Questionado sobre lições, falou sobre sustentabilidade: "Não existe plano, nem planeta B".
Ato. O Observatório dos Direitos Humanos Henry Sobel e grupos juvenis judaicos, indígenas, LGBT+, negros e de refugiados fazem ato em homenagem ao Dia Internacional do Holocausto, na segunda-feira, na sede do movimento Hashomer Hatzair, em São Paulo.
Premiado. Um deputado poderá concorrer ao Nobel de Fisiologia ou Medicina neste ano. Zacharias Calil (DEM-GO) teve seu nome chancelado pelas presidências da Câmara e do Senado, que enviaram a indicação ao comitê da premiação, na Suécia. Ele é especialista em cirurgia de separação de gêmeos siameses.
BOMBOU NAS REDES!
Fernando Meirelles, cineasta, diretor do filme Dois Papas: "Deu para mim. Mesmo", sobre o presidente Jair Bolsonaro ter afirmado que o índio está evoluindo e, "cada vez mais", "é um ser humano igual a nós".
COM MARIANA HAUBERT E MARIANNA HOLANDA. COLABOROU RAFAEL MORAES MOURA.
Coluna do EstadãoTwitter: @colunadoestadaoFacebook: facebook.com/colunadoestadaoInstagram: @colunadoestadao
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.