Pacheco se reúne com presidente de tribunal militar e defende diálogo entre instituições

Presidente do Senado faz rodada de conversas por conta da crise entre governo e Judiciário

PUBLICIDADE

Por Daniel Weterman
2 min de leitura

BRASÍLIA – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu o diálogo entre as instituições como caminho para fortalecer a democracia e promover uma pacificação social no País, em reunião com o presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro Luís Carlos Gomes Mattos, nesta quarta-feira, 4. O encontro foi marcado para discutir a crise provocada pelos ataques do presidente Jair Bolsonaro ao Judiciário e pelo discurso do chefe do Planalto de uso das Forças Armadas nas eleições de outubro.

Nesta terça, Pacheco se reuniu com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, e afirmou que a disputa eleitoral não pode “descambar em anomalias graves”, como a defesa de uma intervenção militar e do fechamento do Supremo.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), durante sessão plenária Foto: Roque de Sá/Agência Senado

“No encontro, além das pautas de interesse do STM no Senado, reforcei a ele a importância do diálogo entre todas as instituições para o fortalecimento da democracia e a preservação do Estado de Direito, condições fundamentais para o desenvolvimento social e econômico”, escreveu Pacheco após a reunião com o ministro militar. “E esse alinhamento, necessário para o processo de pacificação social, só é possível por meio do diálogo.”

Conforme o Estadão/Broadcast revelou, as Forças Armadas enviaram 88 questionamentos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos últimos oito meses sobre supostos riscos e fragilidades que, na visão dos militares, podem expor a vulnerabilidade do processo eleitoral. A maioria das perguntas reproduz o discurso eleitoral do presidente Jair Bolsonaro, que tem colocado em dúvida a segurança das urnas eletrônicas e mantido a própria atuação da Corte sob suspeita.

Líderes do Senado cobraram Pacheco a estabelecer uma ponte de diálogo com os militares para avaliar a real disposição e o alcance dos ataques de Bolsonaro no meio das Forças Armadas. Além do presidente do STM, são esperadas reuniões do presidente do Senado com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e com o comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.