O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), tem planos de chegar ao governo do Estado. Desde o fim de janeiro, ele diz ter recebido um convite para disputar o Executivo de São Paulo em 2026 pelo Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). A informação foi repetida nesta quarta-feira, 12, em entrevista ao Poder 360.
Rodrigo Manga indicou que vai conversar com Marcos Pereira, presidente do Republicanos, sobre os rumos que serão tomados pelo partido, a mesma sigla do governador atual do Estado, Tarcísio de Freitas. Isso porque, reflete o prefeito de Sorocaba, é “inevitável” que Tarcísio não seja candidato à Presidência caso Jair Bolsonaro (PL) não consiga reverter sua inelegibilidade.

O PRTB é também o partido do ex-coach Pablo Marçal, que, após derrota no primeiro turno das eleições municipais, no ano passado, recebeu um convite público de Rodrigo Manga para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município. Ele não assumiu o posto.
Leia também
Manga tem 45 anos e ficou conhecido nas redes sociais com vídeos bem-humorados sobre suas ações à frente da prefeitura. No TikTok, tem mais 2 milhões de seguidores e 40 milhões de curtidas. Os vídeos costumam iniciar com uma encenação, seguida de uma quebra de expectativa com uma explicação do prefeito sobre o tema tratado. Ele gosta de encerrá-los com a frase “vamos juntos fazer de Sorocaba a melhor cidade do Brasil para se viver”.
Em um deles, Rodrigo Manga simula um esbarrão em outro homem na rua, o empurra e diz, em tom de ameaça: “se encostar em mim de novo, você vai me conhecer”. O vídeo, então, mostra os dois sentados à mesa. “Sou Rodrigo Manga, prefeito de Sorocaba”, começa, e passa a enumerar fatos sobre a cidade.
As postagens dele provocaram críticas do humorista André Gropo, que, em um vídeo com o mesmo formato, acusa o gestor de não cumprir suas promessas de campanha. A “resposta” de Gropo foi republicada pela presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada Gleisi Hoffmann (PR).
Opositora de Rodrigo Manga na Câmara Municipal de Sorocaba, a vereadora Iara Bernardi (PT) também usou o TikTok para criticar o prefeito. Ex-deputada federal e autora da lei que tipificou o assédio sexual como crime no País, ela chama o gestor de “pai da mentira”.
A vereadora cita processos em que o prefeito Rodrigo Manga esteve envolvido, como a investigação de uma suposta fraude na contratação de organização social (OS) para administrar unidades de saúde e o bloqueio de seus bens, em 2023, relacionado a uma ação do Ministério Público que apura a aquisição de kits de robótica supostamente superfaturados.