Suspeito confessou assassinato de Bruno e Dom, diz superintendente da Polícia Federal no Amazonas

Superintendente no AM afirma que ‘Pelado’ orientou busca e contou que Bruno Pereira e Dom Phillips foram mortos a tiros; corpos foram localizados em área de mata do rio Itaquaí

PUBLICIDADE

Foto do author Gustavo Queiroz
Por Suelen Gonçalves , Vinícius Valfré , Gustavo Queiroz e Alisson Castro
Atualização:

Após dez dias de buscas, o superintendente da Polícia Federal no Amazonas, delegado Eduardo Alexandre Fontes, afirmou nesta quarta-feira, 15, que o pescador Amarildo Oliveira, conhecido como “Pelado”, confessou que o indigenista Bruno Pereira, de 41 anos, servidor licenciado da Fundação Nacional do Índio (Funai), e o jornalista britânico Dom Phillips, de 57, colaborador do jornal The Guardian, foram assassinados. Eles desapareceram no dia 5 deste mês no Vale do Javari, extremo oeste do Amazonas. Segundo o relato, foram mortos no mesmo dia.

Superintende regional da PF, Fontes disse que, conforme Pelado, Pereira e Phillips foram assassinados com arma de fogo. Uma das hipóteses sob investigação é que os corpos tenham sido carbonizados antes de serem enterrados no local apontado pelos supeitos. A polícia ainda aguarda a perícia para confirmar as identidades e definir a causa da morte. Os corpos encontrados na área de busca foram levados ontem à noite para Atalaia do Norte.

Indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips desapareceram no último domingo, 5, no caminho entre a comunidade de São Rafael eo município de Atalaia do Norte, no Vale do Javari Foto: Daniel Marenco/O Globo e Reprodução Twitter/domphillips

“Ontem (terça-feira, 14) à noite nós conseguimos que o primeiro preso neste caso, conhecido por Pelado, voluntariamente confessasse a prática criminosa. Durante a confissão, ele narrou com detalhes o crime realizado e apontou o local onde havia enterrado os corpos”, afirmou Fontes, durante entrevista coletiva em Manaus. “Foi um embate, a principio ele (Pelado) alega que foi com arma de fogo, mas temos que aguardar a perícia porque ela que vai dizer, identificar qual foi a causa da morte, as circunstâncias e a motivação.”

Buscas

Segundo o superintendente, a PF levou Pelado e Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como “Do Santos” e irmão de Pelado, também suspeito de envolvimento no crime, para a área de buscas no Rio Itaquaí, em Atalaia do Norte (AM). Dos Santos teve a prisão temporária, assim como Pelado, de 30 dias decretada nesta quarta-feira, 15. Os dois pescadores admitiram que Bruno e Dom foram abordados e mortos no trajeto de barco entre a cidade e a Comunidade São Rafael. Ainda estão sendo feitas escavações no local, que fica a 3,1 km do rio. Também foi encontrado o barco usado por Pereira e Phillips, que foi afundado no local com sacos de areia. O segundo suspeito, Oseney Oliveira, negou ter participado do crime.

Policiais Federais chegam ao porto de Atalaia do Norte com os corpos encontrados pela investigação após confissão de um dos suspeitos de envolvimento no caso Foto: Wilton Junior/Estadão

PUBLICIDADE

“Nós não descartamos a hipótese de outras pessoas estarem envolvidas. Temos muito o que fazer no inquérito para coletar seguramente provas de autoria e materialidade”, afirmou o delegado da Polícia Civil, Guilherme Torres. “Temos o depoimento, a confissão do preso, levando até uma área distante, onde os corpos seriam encontrados, onde foram enterrados. A equipe caminhou 25 minutos para chegar até ali, desenterrou, então tudo nos leva a crer. Agora, tecnicamente, preciso de reconhecimento de parentes, de um exame de DNA para poder dizer e para ter a conclusão do inquérito”, disse.

Os novos materiais descobertos e vestígios humanos coletados próximos ao local na sexta-feira, 10, estão sendo periciados. A análise é feita a partir de materiais genéticos fornecidos pelas famílias de Pereira e Phillips. Uma mochila com pertences do jornalista também foi identificada na mesma área.

Nesta terça-feira, 14, a PF também prendeu Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como “Dos Santos” que vive perto do local onde a mochila do repórter foi encontrada. Os investigadores já tratavam o caso como suposto homicídio. O pescador foi o segundo preso de envolvimento no desaparecimento da dupla detido temporariamente. Ele é irmão de Amarildo da Costa Oliveira, o primeiro preso pela PF na investigação. Testemunhas relataram aos policiais federais que os dois saíram de barco em alta velocidade atrás de Bruno e Dom no dia do desaparecimento.

Publicidade

Pereira e Phillips percorriam a região do Vale do Javari. Pereira orientava moradores da região a denunciar irregularidades cometidas em reserva indígena e o jornalista estrangeiro acompanhava o trabalho para registrar em livro que pretendia escrever.

Consternação

Yura Marubo, assessor jurídico da Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja) – entidade na qual atuava Pereira –, disse que a perda do indigenista é irreparável para os povos indígenas. “Nós estamos em uma consternação pela morte. Bruno era um dos maiores especialistas em povos isolados do Brasil. É um sentimento de perda, impotência. O trabalho contra o crime organizado falhou neste momento. O trabalho do Bruno foi feito apenas com coragem, não com o aparato necessário”, afirmou ao Estadão. O superintendente da PF reconheceu os esforços dos indígenas nos trabalhos de buscas.

A mulher de Phillips, Alessandra Sampaio, emitiu uma nota. “Agora podemos levarmos eles para casa e nos despedirmos com amor. Hoje se inicia também a nossa jornada em busca por justiça. Espero que as investigações esgotem todas as possibilidades e tragam respostas definitivas com todos os desdobramentos pertinentes o mais rapidamente possível”, afirmou.

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro havia afirmado que o caso caminhava para uma resolução. Ele reiterou críticas à postura de Pereira e Phillips e disse que o jornalista era “malvisto” na região. “Esse inglês era malvisto na região. Fazia muita matéria contra garimpeiros, questão ambiental. Então, naquela região bastante isolada, muita gente não gostava dele”, disse Bolsonaro. “Deveria ter segurança mais que redobrada consigo próprio”, afirmou, em entrevista ao canal da jornalista Leda Nagle no YouTube.

Para lembrar

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

No domingo, 5 de junho, o indigenista Bruno Araújo Pereira, da União das Organizações Indígenas do Vale do Javari (Univaja), e o jornalista inglês Dom Phillips, do britânico The Guardian, partiram da comunidade ribeirinha de São Rafael em direção à cidade de Atalaia do Norte, ambas no estado do Amazonas. A viagem costuma durar apenas duas horas, mas Bruno e Dom nunca chegaram. Após horas sem contato, uma equipe da Univaja formada por indígenas conhecedores da região que trabalhavam com Bruno partiu em busca dos dois, mas sem sucesso.

Na segunda-feira, 6, a União dos Povos Indígenas comunicou o desaparecimento. No entanto, a entidade denunciou, em nota, que apenas seis policiais e uma equipe da Funai juntaram-se às buscas nesse dia. A Univaja, a Defensoria Pública da União (DPU) e o Ministério Público Federal (MPF), ajuizaram uma Ação Civil Pública contra a União para que a Polícia Federal, Forças de Segurança ou das Forças Armadas (Comando Militar da Amazônia) disponibilizassem pessoal e equipamentos para reforçar a busca pelos desaparecidos.

O Comando Militar da Amazônia (CMA), por sua vez, afirmou que ainda não havia iniciado as buscas por não ter recebido ordem do Escalão Superior, conforme divulgou o jornalista e colunista do Estadão, Pedro Doria.

Publicidade

Bruno Pereira trabalhava em um projeto voltado a melhorar a vigilância em territórios indígenas contra garimpeiros, madeiros e traficantes de drogas, armas e animais no Vale do Javari Foto: Bruno Jorge/Divulgação/Funai

O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou o que chamou de “aventura” do jornalista e do indigenista. A declaração foi dada na na terça-feira,7. O presidente afirmou que a dupla pode ter sido executada e que na região, que segundo ele é “selvagem”, “tudo pode acontecer”. O que o presidente chamou de “aventura” fazia parte do trabalho de Bruno, que atuava na Amazônia há anos desafiando poder de narcotraficantes, garimpeiros e outros exploradores com projeto de vigilância no Vale do Javari.

Ainda na noite da terça-feira, a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de participar do desaparecimento de Bruno Pereira. Amarildo, conhecido pelo apelido de “Pelado”, foi preso em flagrante portando munição de calibre 762, de origem peruana, o que sugere envolvimento com o crime internacional.

Na quarta-feira, 8, a Justiça Federal da 1a Região respondeu à Ação Cívil apontando omissão do governo federal e exigindo reforços às buscas no Vale do Javari. No mesmo dia, autoridades anunciaram a criação de um gabinete integrado, com participação do Exército, Marinha, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros para coordenar as buscas a partir de Manaus, a 1.136 km de distância de Atalaia do Norte. Na ocasião, as forças de segurança disseram não haver “indícios fortes de crime”.

Presença militar na cidade de Atalaia do Norte durante a busca por Bruno e Dom Foto: Wilton Junior/Estadão

Na quinta-feira, 9, a Polícia Federal informou ter encontrado vestígios de sangue na lancha do pescador Amarildo, que teve sua prisão temporária decretada na sequência. O material foi enviado para análise em Manaus, onde existe estrutura necessária para a perícia.

Na sexta, 10, a ONU afirmou que o governo brasileiro foi muito lento para iniciar as buscas e elogiou organizações civis, como a Unijava, que se mobilizam antes mesmo das forças nacionais. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo federal adotasse imediatamente “todas as providências necessárias”, usando “todos os meios e forças cabíveis” para as buscas.

No mesmo dia, reportagem do Estadão revelou que o governo federal não havia deslocado soldados da Força Nacional de Segurança de outros Estados para atuar nas buscas. Tampouco havia decretado Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que é procedimento costumeiro em casos que envolvem regiões com pouca estrutura de segurança. Isso contraria as declarações de Bolsonaro na Cúpulas das Américas, onde afirmou que as autoridades trabalharam “desde o primeiro momento” em uma “busca incansável” pelos dois.

Helicópteros passaram a ser usados nas buscas a partir da terça-feira, 7. Foto: Comando Militar da Amazônia

Também na sexta, a Polícia Federal no Amazonas informou ter localizado “material orgânico aparentemente humano” próximo ao porto de Atalaia do Norte. O material também foi enviado a Manaus.

Publicidade

No sábado, 11, reportagem do Estadão revelou que líderes indígenas recorreram a escoltas para se deslocarem pela região do desaparecimento, por temerem o crime organizado. Os repórteres especiais também mostraram um pouco da rotina de medo que acompanhava as buscas a Bruno e Dom.

Quando completou-se uma semana do desaparecimento, no domingo, 12, atos reuniram familiares, amigos e apoiadores de Bruno e Dom em Copacabana, no Rio de Janeiro, além de Belém, Salvador e outras capitais. As manifestações homenagearam os dois e cobraram agilidade das autoridades nas buscas.

No mesmo dia, o Corpo de Bombeiros encontrou mochila e objetos pessoais de Dom e Bruno presa a uma árvore numa região alagada dos rios que dividem o Brasil e o Peru.

Ato no Rio reuniu amigos, familiares e apoiadores de Dom Phillips e Bruno Pereira. Foto: Antonio Lacerda/EFE

Ameaças

Um mês antes de seu desaparecimento, Bruno Pereira havia recebido ameaças por causa de seu trabalho junto aos indígenas no combate a invasões na Amazônia. “Sei quem são vocês e vamos achar para acertar as contas”, dizia o bilhete enviado à advogado da Unijava. Como demonstrado pelo Estadão, projeto do indigenista desafiava poder de narcotraficantes e garimpeiros na região do Vale do Javari.

Bruno foi exonerado da Fundação Nacional do Índio (Funai) em 2019, por ordem do presidente da entidade, Marcelo Augusto Xavier da Silva, mas sem nenhuma argumentação técnica. À época, ele já era considerado um dos principais especialistas em indígenas isolados. Indigenistas e servidores repudiaram a exoneração. Em nota, afirmaram que ela “representa mais um passo para um retrocesso histórico da política pública para proteção dos povos indígenas isolados”.