PUBLICIDADE

Zelenski diz ter discutido com Bolsonaro retomada de exportações de grãos

Presidentes de Ucrânia e Brasil conversaram por telefone sobre situação da guerra; país europeu é um dos maiores produtores de cereais do mundo

Foto do author Eduardo Gayer
Por Eduardo Gayer

BRASÍLIA - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, confirmou nesta segunda-feira, 18, que conversou por telefone com o presidente Jair Bolsonaro. O contato não consta na agenda oficial do presidente. De acordo com Zelenski, os dois discutiram a retomada da exportação de grãos.

PUBLICIDADE

“Tive uma conversa com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Informei sobre a situação no front (da guerra). Discutimos a importância de retomar as exportações de grãos para evitar uma crise alimentar global provocada pela Rússia. Apelo a todos os parceiros para que se juntem às sanções contra o agressor”, publicou o presidente da Ucrânia, no Twitter.

Projeções divulgadas no início do mês pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) apontam que a Guerra na Ucrânia pode levar até 13,1 milhões de pessoas a enfrentar a fome em 2022. A Ucrânia e a Rússia são dois grandes produtores de cereais, produzem 30% das exportações mundiais de trigo. Além disso, a Rússia é um dos principais produtores mundiais de fertilizantes.

Volodymyr Zelenski tem conversado com outros presidentes para buscar soluções para a guerra com a Rússia. Foto: AFP

No domingo, Bolsonaro disse a jornalistas que daria sua opinião sobre a guerra a Zelenski, caso solicitado. “Não sei o que ele vai falar comigo, o Zelenski né, mas eu pretendo falar pra ele o que eu acho, se ele perguntar para mim alguma coisa, de onde podemos colaborar, eu vou dar a minha opinião, só vou dar se ele pedir”, disse. “O que eu posso adiantar para vocês, por telefone vai estar eu, o ministro e intérprete, mais ninguém”, antecipou.

Embora o Brasil tenha endossado moções de repúdio à Rússia pela invasão à Ucrânia, Bolsonaro preferiu adotar posição de “neutralidade” no conflito. Em entrevistas e lives, costuma destacar a preocupação com a diminuição na oferta de trigo no mercado mundial e conta com a Embrapa para diminuir a dependência do País das importações da commodity. Bolsonaro também declarou que que está em conversas avançadas com a Rússia para o fornecimento de diesel.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.