De acordo com Thiago e Ozana, o whey protein pode, sim, ajudar no processo de quem quer perder peso. Mas quais são os melhores tipos para emagrecer?
Segundo os nutricionistas, há três tipos de whey no mercado: isolado, hidrolisado e concentrado. Para Ozana, o primeiro tipo é o mais recomendado devido à alta concentração de proteína e baixa quantidade de carboidratos e gorduras. Já o whey hidrolisado é indicado para quem tem sensibilidade digestiva, por ser pré-digerido e absorvido mais rápido. Por fim, o whey concentrado tem mais carboidratos e gorduras que os demais.
Contudo, Thiago dá preferência ao whey concentrado, apesar de ser o mais calórico. E o argumento é simples: segundo o nutricionista, essa é a versão que tem o melhor sabor e custo-benefício. “A pessoa gasta mais dinheiro comprando um whey isolado, que é bem mais caro do que o concentrado, e bate com a banana. Não faz sentido”, afirma. Para ele, é melhor comprar um suplemento mais gostoso, porém mais calórico, e que vai ser consumido, do que deixar o produto de lado.
Porém, ele acredita que o whey isolado tem seu espaço. “Costumo indicar esse suplemento para quem tem intolerância à lactose”, explica. Independentemente do whey escolhido, os dois especialistas fazem um alerta. “A proteína tem um papel crucial na saciedade, mas temos que tomar cuidado com os excessos”, enfatiza o ex-nutricionista do Flamengo. Ou seja, sempre que possível, consulte um especialistas que vai te orientar a tomar o suplemento na hora e nas quantidades corretas.
Abaixo, confira as indicações de whey protein feitas pelos nutricionistas para quem quer emagrecer.