Essenciais na construção de proteínas no corpo humano, os peptídeos são aminoácidos que desempenham diferentes funções, como reparar machucados, hidratar a pele e reduzir a aparência de rugas. Com o tempo, a produção dessas substâncias pelo organismo é reduzida, levando ao surgimento de sinais de envelhecimento, por exemplo.
Mas e se fosse possível sintetizar essas proteínas e incluí-las em cosméticos? É justamente esse o princípio do por trás do skincare proteico, tendência que tem ganhado cada vez mais destaque no universo da beleza.
Atualmente, diversos cosméticos utilizam esse princípio ativo, com a promessa de reforçar a estrutura da pele. “Os peptídeos auxiliam na regeneração cutânea, podem sinalizar e aumentar o estímulo de colágeno”, afirma Fernanda Nichelle, dermatologista com especialização em estética e influencer.
Ela explica que esses produtos trazem benefícios como melhora na textura, redução de linhas finas e fortalecimento da barreira cutânea. Confira a seguir dicas da especialista para incluir costméticos com esse princípio o ativo na sua rotina de cuidados.