Sobram opções já prontas para quem quer jogar no computador, de desktops a notebooks. Ainda assim, muita gente prefere montar o próprio PC gamer. Há dois motivos para escolher os componentes separadamente: personalização e upgrade do sistema.

Além de poder escolher o visual do setup, montar o próprio computador para jogar permite atualizar alguns componentes ao longo do tempo, especialmente a placa de vídeo, a memória RAM e o disco rígido, o que garante alguma economia, já que não é preciso comprar um equipamento totalmente novo para rodar os  últimos lançamentos.

Por causa dessa flexibilidade, é possível, por exemplo, começar com um computador mais simples e depois trocar algumas peças para melhorar o desempenho ou então investir logo de cara em uma máquina mais potente e deixar para atualizar apenas a placa de vídeo no futuro, para rodar jogos mais exigentes.

Para te ajudar a escolher os melhores componentes para um PC gamer de acordo com o seu orçamento, conversamos com a gamer profissional Giovana Kluppel, reconhecida na comunidade especialmente com o jogo Valorant, e com o streamer Igor Erri, que se destaca na plataforma Twitch com transmissões de partidas de Roblox.

A seguir, os dois especialistas indicam o que levar em consideração na hora de comprar itens como placa-mãe, processador, placa de vídeo, memória RAM, disco rígido, cooler e uma fonte de energia para ligar tudo. Confira.