Como escolher uma caixa de areia para gatos?
Conversamos com veterinários para entender como escolher o melhor modelo; veja as dicas.
Conversamos com veterinários para entender como escolher o melhor modelo; veja as dicas.
“A caixa de areia tem um papel essencial na rotina e no bem-estar dos gatos, influenciando diretamente a higiene, o conforto e o comportamento”, diz a veterinária Gabriela Delfino, diretora técnica de uma rede de creches e hotéis para pets. “Uma caixa espaçosa e limpa estimula os comportamentos naturais de enterro e evita retenção urinária ou constipação, que podem levar a problemas de saúde nos felinos."
Segundo Delfino, a peneira “facilita a remoção de resíduos, pois permite separar os torrões sem precisar mexer tanto na areia”. Na prática, isso torna a higienização mais rápida para os tutores e reduz o desperdício, já que a areia limpa retorna para a caixa.
Composta por duas bandejas que se encaixam: a parte de cima possui uma peneira que será coberta com areia. Também acompanha uma borda removível, evitando que a areia caia para fora da bandeja. Dimensões: 55 cm de comprimento, 39.5 cm de largura e 18 cm de altura.
O veterinário Raphael Grilo, professor na Universidade Guarulhos (UNG), explica que a caixa fechada tem um apelo estético, o que a torna mais discreta no ambiente. Contudo, o modelo também tem pontos de atenção: “Ela pode causar desconforto em gatos que não se adaptam bem ao espaço fechado, principalmente se não for bem ventilada".
Com filtro anti-odor que garante que os odores sejam minimizados. Possui travas, alça e pás para recolher as necessidades do animal. Dimensões: 56 cm de comprimento, 38 cm de largura e 40 cm de altura.
Grilo destaca que a principal vantagem desse tipo de caixa é a praticidade: “Ela é mais indicada para situações em que o gato precisa de um espaço temporário e prático para fazer suas necessidades fora de casa, como visitas ao veterinário ou durante mudanças”.
Modelo dobrável e impermeável que permite fácil transporte. Possui fecho em zíper e alças laterais que se transformam em bolsa. Acompanha pá para recolher as necessidades do animal.
“As caixas autolimpantes oferecem a vantagem de uma limpeza automática, reduzindo a necessidade de intervenção constante do tutor”, explica Grilo. Além disso, o veterinário diz que ela minimiza odores. No entanto, a desvantagem é que podem pesar no bolso, já que ela requer um custo mais elevado de cerca de R$ 3 mil. Além disso, é preciso considerar a compatibilidade com a areia para garantir o funcionamento adequado.
Pode ser controlado remotamente e tem capacidade de 9 litros para gatos de até 5,8 kg. Com desodorizador iônico e autolimpeza por controle no aplicativo.
Clique no botão abaixo e leia nossa matéria completa!