A cidade de São Paulo foi palco de momentos históricos e muitas produções culturais ao longo dos seus 471 anos. Mas como seria se filmes e séries da cultura geek, repletos de super-heróis, ficção científica, vilões e aventuras épicas, tivessem sido filmados na cidade? Uma exposição em comemoração ao aniversário da capital (comemorado em 25 de janeiro) foi inaugurada nesta sexta-feira, 17, no Mercadão Municipal, com grafites que recriam capas de filmes icônicos desse universo em cenários paulistanos.
King Kong no alto do edifício Banespa, personagem de V de Vingança em manifestações na Avenida Paulista, hobbits do Senhor dos Anéis no Parque do Ibirapuera e o carro da franquia De Volta Para o Futuro na Ponte Estaiada são algumas das obras criadas por artistas convidados pelo programa Fábricas de Cultura, do governo do Estado, que oferece oficinas artísticas em locais periféricos da cidade.
“Queríamos atrair o público jovem e eles gostam muito dessas histórias do universo geek, tanto que a CCXP é um negócio gigantesco“, diz Renato Barreiros, superintendente da Fábricas de Cultura. ”Não dá para falar da história da arte em São Paulo sem falar do grafite, sem falar dos Gêmeos, do (Eduardo) Kobra, que já são mundiais, mas vieram daqui. O grafite está nos prédios do centro. O cinza de São Paulo é amenizado pelos grafites”
A atração é gratuita e vai até 6 de fevereiro. Ao todo, são 16 grafites, de 16 artistas paulistanos, expostos em painéis de tamanho A2 no mezanino do prédio do Mercado Municipal, no centro.
Também em comemoração ao aniversário de São Paulo, as Fábricas de Cultura organizam, junto da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), um documentário e uma série de playlists sobre o rock paulista ao longo das décadas.
O “Algoritmos dos Rocks” pretende indicar artistas e músicas que podem ter sido esquecidos pelos algoritmos das plataformas musicais, mas fazem parte da história do gênero musical e da cidade.
O 1º episódio, que será lançado no canal do YouTube do Fábricas de Cultura no dia 25, terá participação do cantor e produtor musical Tony Campello, que ao lado da irmã Celly Campello, fez sucesso entre as décadas de 1950 e 1960.
Leia também
Confira os grafites expostos no Mercadão:
- Filme “King Kong” em reimaginação inspirada no Prédio Banespa, no centro de São Paulo. Artista: @hell_liz
- Filme “Mad Max” em reimaginação inspirada no prédio do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Artista: @art.ana.kia
- Filme “Planeta dos Macacos” em reimaginação inspirada no Memorial da América Latina, na zona oeste de São Paulo. Artista: @robsonmelancia
- Filme “Blade Runner” em reimaginação inspirada no centro histórico de São Paulo. Artista: @_plexus1
- Filme “De Volta Para o Futuro” em reimaginação inspirada na Ponte Estaiada, na zona sul de São Paulo. Artista: @afolego
- Filme “V de Vingança” em reimaginação inspirada na Avenida Paulista. Artista: @pandoraramos_
- Filme “Star Trek” em reimaginação inspirada no Memorial da América Latina. Artista: @delgrafites
- Filme “Senhor dos Anéis” em reimaginação inspirada no Parque do Ibirapuera. Artista: @mel.zabunov
- Filme “Harry Potter” em reimaginação inspirada nas comunidades paulistanas. Artista: @banguone
- Filme “Godzilla” em reimaginação inspirada no prédio do Banespa. Artista: @rocketribeiro89
- Filme “Matrix” em reimaginação inspirada na catedral da Sé. Artista: @ninografs1
- Filme “Tron” em reimaginação inspirada no Masp. Artista: @sow84
- Filme “The Warriors” em reimaginação inspirada nos bairros da Liberdade e do Paraíso. Artista: @ecoalaize
- Filme “Star Wars” em reimaginação inspirada no Masp, na Liberdade, no prédio do Banespa, na Ponte Estaiada e no Memorial da América Latina. Artista: @mandirodrigo
- Filme “Os Caçadores de Fantasmas” em reimaginação inspirada no Masp. Artista: @celezaramalho
- Filme “Os Vigadores” em reimaginação inspirada na Ponte Estaiada. Artista: @jaqueline.tiabob
Serviço
- O que é? Exposição “Universo Geek Inspirado na Cidade de São Paulo”
- Onde? Mezanino do Mercadão Municipal: R. da Cantareira, 306 - Parque Dom Pedro II, centro histórico de São Paulo.
- Quando? De 17 de janeiro a 6 de fevereiro, das 6h às 18h de segunda a sábado e das 6h às 16h nos domingos e feriados.
- Quanto? Gratuito.