Ao menos 35 mil imóveis continuam sem luz na capital e região metropolitana de São Paulo nesta quinta-feira, 13, depois do temporal que atingiu a Grande São Paulo e provocou uma morte na capital paulista nessa quarta-feira, 12. Somente na cidade de São Paulo, são pouco mais de 30 mil endereços ainda sem energia elétrica, entre residências e comércios, de acordo com boletim divulgado às 18h30 pela Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) informou que a Defesa Civil recebeu quarta e quinta-feira 343 chamados de ocorrências de queda de árvore na capital. Diversas avenidas da cidade de São Paulo amanheceram com árvores caídas, entre elas, a Avenida Sumaré, na zona oeste da capital.
Uma das árvores que caiu era a terceira mais antiga da capital, que ficava no Largo do Arouche, na República, região central. O Chichá de aproximadamente 200 anos quebrou com a chuva e despencou.
De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, 23 pessoas morreram em razão das precipitações registradas desde o início do verão deste ano. Desse total, 6 ocorreram na capital paulista, incluindo a morte registrada nessa quarta-feira.
A vítima estava dentro de um carro na Avenida Senador Queiroz, no centro, e foi atingida pela queda de uma árvore, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
Ocorrências registradas nessa quarta-feira na capital e região metropolitana:
- 5 chamados para alagamentos e enchentes;
- 3 chamados para desabamentos e deslizamentos.
A cidade de São Paulo amanheceu nesta quinta-feira com tempo nublado e abafado. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, durante a tarde, as pancadas de chuva retornam com até forte intensidade com potencial para rajadas de vento e formação de alagamentos.
A expectativa é que o tempo permaneça instável nos próximos dias. “Uma nova frente fria avança para o litoral paulista, o que vai provocar queda da temperatura máxima no fim de semana”, alerta o CGE.
Veja a previsão para os próximos dias:
- Quinta-feira: entre 19ºC e 27ºC;
- Sexta-feira: entre 21ºC e 27ºC;
- Sábado: entre 20ºC e 26ºC;
- Domingo: entre 20ºC e 24ºC.
Conforme a Meteoblue, as temperaturas devem seguir mais baixas pelo menos até 26 de março, podendo, porém, a previsão ser atualizada a qualquer momento.