Avenida Santo Amaro entra na 2ª fase de reforma nove anos após contratação da obra; veja desvios

Intervenção ocorre entre ruas Afonso Braz e Periquito, na região da Av. Hélio Pellegrino; haverá ainda uma 3ª etapa, sem data de início. Prefeitura diz que projeto precisou ser revisto

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Foto do author Giovanna Castro

A Prefeitura de São Paulo inicia nesta quinta-feira, 13, as obras da segunda fase da requalificação da Avenida Santo Amaro, importante via da zona sul de São Paulo. A reforma se concentrará no trecho de cerca de 1,6 quilômetros entre as ruas Afonso Braz e Periquito, passando pelo cruzamento com a Avenida Hélio Pellegrino, na Vila Nova Conceição.

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Os canteiros de obras e as sinalizações específicas de trânsito começaram a ser instalados no último sábado, 8. A previsão é de conclusão desta etapa em outubro de 2025, com investimento previsto de R$ 49,5 milhões só neste trecho.

Depois, haverá ainda uma terceira etapa de obra, entre a Rua Periquito e a Avenida dos Bandeirantes (leia mais abaixo). Em abril de 2024, foi entregue o primeiro trecho, da Avenida Juscelino Kubitschek até a Rua Afonso Braz.

Prefeitura de São Paulo começou a colocar no sábado a sinalização de trânsito para retomar a obra de requalificação da Santo Amaro - agora num segundo trecho, que vai da Rua Afonso Braz até a Rua Periquito, logo após o cruzamento com a Avenida Hélio Pellegrino. Foto: Alex Silva/Estadão
  • A obra de requalificação da Santo Amaro foi contratada em 2016 pelo então prefeito Fernando Haddad (PT), mas só foi iniciada em julho de 2022, na gestão Ricardo Nunes (MDB);
  • O prazo para conclusão total, na época da contratação, era de 24 meses Mas, já na primeira fase, houve reajuste contratual para 36 meses - que acabam em julho deste ano, antes do fim da segunda fase. Os prazos de início e fim da 3ª fase ainda não foram definidos. A Prefeitura diz que a última intervenção deve começar “em breve”;
  • O custo total da obra, que em 2016 era de R$ 58,699 milhões (cerca de R$ 92,909 milhões hoje, pela correção inflacionária do IPCA), foi reajustado para R$ 173 milhões, quase o dobro do valor inicial;
  • A Prefeitura justifica que o projeto inicial não contava com intervenções necessárias e precisou ser revisto (leia mais abaixo), por isso houve mudanças no prazo e no valor de investimento;
  • O objetivo da reforma é aterrar fios, alargar calçadas e implementar canteiros centrais com arborização e novos pontos de ônibus, valorizando a região e melhorando a experiência dos pedestres e passageiros de ônibus.

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Faseamento da obra

O plano inicial era de que a segunda fase de obras abarcasse o trecho da Rua Afonso Braz até a Avenida dos Bandeiras, encerrando por completo a intervenção prevista no contrato fechado em 2016. Porém, a Prefeitura dividiu o trecho em duas licitações de obras.

“O trecho remanescente da Rua Periquito, que se estende até a Avenida dos Bandeirantes, já conta com projetos atualizados concluídos. As obras dessa nova etapa serão licitadas em breve, garantindo a continuidade das melhorias na via, em atendimento à Operação Urbana Faria Lima“, diz o Município.

O investimento total no trecho da Rua Afonso Braz à Rua Periquito é de R$ 49,5 milhões. Ele abrange “obras civis, a execução do plano de desvio de tráfego e a contratação da Enel (concessionária de energia) para o enterramento da rede elétrica”.

Como mostrou o Estadão, a primeira fase de obras na Avenida Santo Amaro causou transtornos à vizinhança, principalmente pelo barulho, e a motoristas, pelo congestionamento da via, uma das principais de ligação da zona sul ao centro e à zona oeste.

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A gestão Nunes afirma que houve atraso porque o projeto precisou ser revisto e passou por alterações. O Município diz que houve “complementação de drenagem” até a Helio Pelegrino, por exemplo.

A Prefeitura diz ainda que a segunda etapa será “mais ágil e com menor impacto em relação à anterior, entregue em 2024”.

Os equipamentos e a equipe especializada começam a operar nesta quinta. As escavações têm início no canteiro central da Santo Amaro para a implementação da nova rede de drenagem, “fundamental para melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir o risco de alagamentos na região”, conforme a Prefeitura.

Serão feitas:

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  • Novas galerias de drenagem;
  • Pavimentação em concreto nas faixas exclusivas do corredor de ônibus;
  • Enterramento das redes de energia elétrica e telecomunicações e remoção de postes;
  • Implementação de calçadas acessíveis nos dois lados da via;
  • Troca dos equipamentos de iluminação pública para tecnologia LED;
  • Renovação da sinalização;
  • Paisagismo.

As intervenções são as mesmas já feitas na primeira fase, feita entre a Avenida Juscelino Kubitschek e a Rua Afonso Braz.

Canteiro central da avenida foi alargado e reformado, recebendo novos pontos de ônibus e mudas de plantas. Foto: Alex Silva/Estadão

Como fica o trânsito na segunda fase de obras?

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar e orientar o trânsito nas imediações. Tanto a Santo Amaro quanto o trecho do cruzamento da Hélio Pellegrino serão interditados parcialmente para nova fase das obras.

Serão interditados, neste primeiro momento:

  • O trecho da ciclovia da Santo Amaro entre a Afonso Braz e a Hélio Pellegrino;
  • Uma faixa de rolamento da Hélio Pellegrino, sentido Avenida Faria Lima, entre a Rua Dr. Ernani Pereira e a Santo Amaro;
  • O eixo central da Santo Amaro entre a Rua Afonso Braz e a Rua Periquito, onde antes funcionavam as faixas de ônibus.
Obra acontece com canteiro central na Avenida Santo Amaro, entre a Rua Afonso Braz e a Rua Periquito. Foto: Alex Silva/Estadão

Ficarão disponíveis para tráfego na Avenida Santo Amaro duas faixas de rolamento por sentido - uma exclusiva para ônibus, à esquerda, e outra para veículos comuns.

Para evitar congestionamentos, a CET recomenda que motoristas optem por rotas alternativas durante as obras.

Quais as rotas alternativas?

  • No sentido Av. Faria Lima/Vila Olímpia, os veículos que normalmente pegariam a Hélio Pellegrino podem optar por seguir pela Av. República do Líbano, entrar na Rua Canário, seguir em frente até a Av. Cotovia à direita, cruzar a Santo Amaro e seguir pela Rua Prof. Vahia de Abreu até a Rua Ribeirão Claro à direita.
  • Para quem segue na Santo Amaro sentido Bairro-Centro, o recomendado é virar à direita na Rua Araguari, depois na Av. Rouxinol à direita, Rua Inhambu à esquerda, Av. Juriti à esquerda, Av. Hélio Pellegrino à esquerda, Rua Diogo Jácome à direita e na Rua Afonso Braz, até atingir a Av. Santo Amaro à direita.
  • Os veículos que trafegam pela Santo Amaro no sentido Centro-Bairro poderão virar à direita na Rua Santa Justina, seguir em frente até a Av. Brigadeiro Faria Lima à esquerda, permanecer à direita na Rua Nova Cidade, depois virar na Rua Casa do Ator à esquerda, até atingir a Santo Amaro à direita.

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E para os ônibus?

Não haverá alteração no itinerário das linhas de ônibus que passam pela Santo Amaro e pela Hélio Pellegrino durante as obras, mas os passageiros devem ficar atentos às alterações nos pontos de ônibus.

Na Santo Amaro, a SPTrans vai transferir para pontos provisórios as 22 linhas que atendem as paradas Afonso Braz 1 – sentido bairro (altura do número 1.340) e Fiandeiras 1 e 2 – sentido Centro (entre os números 1.469 e 1.525).

Veja onde ficam os pontos provisórios:

  • Parada Afonso Braz 1 – sentido bairro: ponto provisório na altura do nº 1.215, próximo à Rua Santa Justina.
  • Paradas Fiandeiras 1 e 2 – sentido centro: ponto provisório na altura do nº 1.599, próximo à Rua Periquito.

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Já na Av. Hélio Pellegrino, durante os trabalhos, os passageiros poderão fazer as seguintes trocas:

  • Ponto da esquina com a Praça Edgard H. Leite: esperar no ponto que fica no número 1.201, próximo à Rua Uberabinha;
  • Ponto do número 836: pode aguardar pelo transporte na parada do número 792.