Nesta terça-feira, 4, o tatuzão da Linha 6-Laranja chegou à futura estação Brasilândia, encerrando as escavações do trecho norte de túnel da nova linha de metrô da capital paulista. O trecho entre Brasilândia e o Pátio Morro Grande, onde haverá o estacionamento e espaço para manobras de trens, já havia sido finalizado.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que, dentro de dois ou três dias, ou seja, ainda esta semana, a tuneladora sul da Acciona, a empresa espanhola concessionária da Linha 6, deve chegar à estação São Joaquim, no centro da capital, finalizando por completo o túnel da linha.
“No ramo Sudeste, a gente tá indo super bem também. Talvez com mais dois ou três dias de escavação, a gente chegue na estação São Joaquim. Então, a gente tá terminando a parte de túnel. A gente já vai ter todas as estações interligadas por túnel”, afirmou Tarcísio.

Falta ainda concluir as estações, fazer acabamentos e instalar os trens, que devem chegar no segundo semestre, conforme o governador. O cronograma prevê que a linha seja entregue parcialmente, operando entre as estações Brasilândia e Sesc-Pompeia ou Perdizes, na zona oeste, em outubro de 2026.
Em 2027, o outro trecho, até a São Joaquim, deve ser inaugurado. A expectativa é de que a linha atenda a um fluxo de 600 mil pessoas e diminua um trajeto que hoje leva cerca de duas horas em horário de pico de trânsito, para 23 minutos.
“Obviamente, isso tem toda a repercussão em termos de sustentabilidade, mobilidade e aumento de produtividade”, disse Tarcísio sobre a nova linha. O projeto completo da linha ficou na ordem de R$ 19 bilhões .
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Contrato de adição com Acciona para extensão da linha já está sendo tratado
O governador afirmou ainda que estão sendo realizadas as tratativas para adição de contrato com a Acciona para a extensão da linha. De acordo com ele, assim que assinado o termo e iniciada a obra, seriam mais dois anos até concluir a extensão.
Na direção sudeste de São Paulo, devem ser feitas mais quatro estações: Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e São Carlos, próximo ao Ipiranga e à Mooca. Já na direção noroeste, o plano do governo do Estado é construir mais duas estações: Morro Grande e Velha Campinas.
“A gente manteria o tatuzão mobilizado, para chegar até a futura estação São Carlos, para a gente proporcionar aí mais interligação com a rede”, afirmou Tarcísio. O projeto do governo é interligar a futura estação São Carlos à linha 10-Turquesa da CPTM, que liga o centro de São Paulo à região do ABC, promovendo maior conectividade para a Linha 6-Laranja.
Já as estações Morro Grande e Velha Campinas seriam feitas, conforme o governador, em método de escavação NATM (sigla para Novo Método Austríaco para Abertura de Túneis), que utiliza concreto projetado como suporte e dispensa o uso do tatuzão.