Após dias de intenso calor em São Paulo, o tempo passa por uma mudança abrupta na cidade. Uma forte chuva atinge a capital paulista na tarde desta quarta-feira, 27, com registro de granizo e nuvens carregadas em diferentes regiões. A previsão é de queda de temperatura ao longo dos próximos dias.
Conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, a propagação de uma frente fria no litoral está promovendo mudança na direção dos ventos.
Por consequência, áreas de instabilidade estão se formando e provocando chuva. Foram registradas quedas de granizo em regiões como Santa Ifigênia e Aclimação, na região central da cidade.
Ainda segundo o órgão, as chuvas têm potencial para rajadas de vento de 60 km/h, com descargas elétricas e rajadas de vento. Há potencial para formação de alagamentos. “A temperatura apresenta declínio, e a mínima prevista de 18°C será observada no fim da noite”, disse.
Mais cedo, o CGE já havia registrado ocorrência de chuvas de curta duração em cidades como São Roque, Vargem Grande Paulista, Cotia, Itapecerica da Serra e Embu Guaçu. Além da região de Parelheiros, no extremo da zona sul da cidade de São Paulo.
Nesta quarta, a média da temperatura máxima alcançou os 32,7°C na capital, e os menores índices de umidade se aproximaram dos 40%. Conforme informações do banco de dados do CGE, setembro registrou, até o momento, 47,3mm de chuva, o que equivale a quase 70% dos 68,3mm previstos para o mês.
Chuva causou queda de energia em alguns pontos da cidade
A chuva forte causou queda de energia em alguns pontos da cidade, relataram moradores nas redes sociais. Pouco após as 15h, a ViaMobilidade informou que, devido a uma queda de energia, a Linha 9-Esmeralda estava com velocidade reduzida e maiores intervalos entre as estações Pinheiros a Autódromo. Cerca de uma hora depois, a concessionária afirmou que o serviço foi normalizado.
A Enel Distribuição São Paulo disse, em nota, que “as fortes chuvas com queda de granizo e rajadas de vento de até 80 km/h que atingiram toda a área de concessão da distribuidora nesta tarde provocaram quedas de árvores e galhos na rede elétrica interrompendo o fornecimento de energia para alguns clientes”. A concessionária afirmou ter reforçado suas equipes em campo e que trabalha para normalizar o fornecimento de energia o mais breve possível.
Conforme a Defesa Civil, os modelos meteorológicos indicam risco para temporais na região metropolitana de São Paulo, Campinas e Baixada Santista. O Cemaden (Centro Nacional Monitoramento e Alertas de Desastres) emitiu um alerta com risco hidrológico alto para Região Metropolitana de São Paulo e Campinas. Para quinta-feira, 28, os acumulados de chuva devem ser moderados.
A chuva forte desta quarta ocorre um dia após a Defesa Civil da Cidade de São Paulo ter decretado estado de alerta para altas temperatura. Como mostrou o Estadão, a capital registrou no último domingo, 24, a maior temperatura do ano, 36,8ºC, às 17h, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O recorde de calor em 2023 até agora na cidade também é o mais elevado para o mês de setembro desde 1943, ano em que o Inmet começou a fazer as medições.
Previsão para os próximos dias
Nos próximos dias, os ventos úmidos que sopram do mar favorecem a entrada de umidade e do ar mais frio. A quinta-feira, 28, deve ter céu encoberto e períodos, com garoa e chuva leve. O CGE alerta a população para a queda abrupta de temperatura, com mínima de 15°C e máxima de apenas 19°C.
Na sexta-feira, 29, o dia começa com muitas nuvens, chuviscos e leve sensação de frio. Entre o fim da manhã e a tarde, acontecem poucas aberturas de sol que facilitam a elevação da temperatura. Não há previsão de chuva significativa. Mínima de 15°C e máxima de 22°C.