PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O blog voltado ao cidadão e ao consumidor

Atendimento com psicólogo na rede pública: leitora cobra atendimento para o filho

Secretaria Municipal da Saúde afirma que a consulta foi agendada para o paciente

PUBLICIDADE

Foto do author Renata Okumura

Rosa Gomes afirma que está com dificuldade para agendar psicólogo para seu filho na Unidade Básica de Saúde (UBS) perto de sua residência.

PUBLICIDADE

Reclamação de Rosa Gomes: “Não estou conseguindo marcar psicólogo para meu filho e ele está precisando da consulta com urgência. Quando consegui, fui informada que a profissional estava afastada por problema de saúde. Dependemos da rede pública, por isso peço ajuda.”

Resposta da Secretaria Municipal da Saúde: “A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) Leste, informa que o paciente B. M. M. G. tem consulta agendada. A responsável pelo paciente já foi avisada sobre o agendamento.”

Leitora cobra atendimento com psicólogo para o filho. Foto: DarkoStojanovic/Pixabay

Atendimento ao público

As UBSs são a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS) e oferecem serviços que englobam a Atenção Primária, contribuindo para o aumento da qualidade de vida, promoção da saúde e para a redução dos encaminhamentos aos hospitais, além de consultas com médicos e enfermeiros, oficinas de planejamento familiar, grupos educativos e de atividades físicas, orientação sobre alimentação saudável e outros.

As consultas são agendadas para acompanhamentos de doenças crônicas, puericultura, pré-natal, saúde da mulher e do homem, atendimento à pessoa idosa nas Salas dos Idosos, além de vacinação em geral.

Publicidade

A UBS também pode ser procurada de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, para sintomas como febre, dores de cabeça, tosse persistente e resfriados.

Já a Assistência Médica Ambulatorial (AMA) tem como função o atendimento não agendado de pessoas com doenças ou agravos de baixa e média complexidade nas áreas de clínica médica, pediatria e cirurgia geral ou ginecologia. O objetivo é ampliar o acesso de pacientes que necessitam de atendimento imediato, racionalizar, organizar e estabelecer o fluxo de pacientes para as UBS, Ambulatórios de Especialidades e Hospitais.

Envie suas reclamações

Mande uma mensagem para o e-mail spreclama@estadao.com. Nossa reportagem vai apurar a denúncia e apresentar a resposta no blog Seus Direitos, um espaço voltado ao cidadão e ao consumidor.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.