O blog voltado ao cidadão e ao consumidor

Capão Redondo: leitor cobra melhoria em bairro da região

Prefeitura, por meio de secretarias, afirma que serviços têm sido realizados no local citado pelo munícipe

PUBLICIDADE

Foto do author Renata Okumura

João Silvino cobra melhorias na região do Parque Maria Helena, no Capão Redondo, na zona sul de São Paulo.

Reclamação de João Silvino: “Sou morador da região do Parque Maria Helena, no Capão Redondo, mais precisamente na Rua Anália Dolácio Albino, e peço ajuda à equipe do Estadão. Nos últimos anos, nosso bairro sofreu com o abandono da prefeitura e do Estado, acumulando diversos problemas. A praça em frente a um prédio residencial, por exemplo, está abandonada pela prefeitura, e não é de hoje que o mato cresce e fica por meses nas alturas, até uma equipe aparecer e fazer a poda. No meio tempo, o entorno da praça acumula lixo e entulho. Além disso, não há qualquer cuidado para criar um espaço de convivência no local, que já foi bem tratado há muitos anos. Os aparelhos de ginástica instalados foram arrancados, e os bancos de concreto estão tortos, praticamente caindo. Não há qualquer iluminação pública na praça, deixando o local em completa escuridão, e o bairro extremamente perigoso no período noturno, quando muitos estão voltando para casa. A segurança pública também nos abandonou. Até a pandemia, as rondas do policiamento eram diárias, em uma época que o bairro era menos movimentado; podíamos chegar na hora que fosse. Hoje em dia, só vemos viaturas nas ruas quando há algum relato de criminalidade.”

Leitor cobra melhorias em bairro do Capão Redondo. Foto ilustrativa. Foto: Adobe Stock

PUBLICIDADE

Resposta da Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB): “A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) realizou o corte de grama na praça da Rua Anália Dolácio Albino. O entorno da praça recebe varrição três vezes na semana. Cabe destacar que os brinquedos foram reformados em 2024, infelizmente em um ato vândalo os equipamentos foram roubados. A administração regional tomará as devidas providências sobre o caso. Outras autoridades também se posicionaram a seguir sobre o assunto.”

A coleta de resíduos domiciliares ensacados na região, segundo a SP Regula, é atendida pela concessionária EcoUrbis que segue regularmente a frequência de trabalho na R. Anália Dolácio Albino, sendo a coleta comum todas as segundas, quartas e sextas no período noturno e a coleta de resíduos recicláveis às quintas também no período noturno. Já a concessionária Ilumina SP não identificou nenhuma falha de iluminação pública do local, contudo a SP Regula solicitou à concessionária que faça um estudo de melhoria na iluminação da praça mencionada.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Guarda Civil Metropolitana, disse que realiza o patrulhamento comunitário e preventivo 24h por dia, com a finalidade de garantir a proteção da população e inibir os crimes de oportunidade. A pasta ressalta que a GCM intensificará o patrulhamento na região do Parque Maria Helena, na Rua Anália Dolácio Albino, no perímetro da CEI Esperança do Saber e no CRAS Capão Redondo.

Publicidade

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirma que efetuou vistoria na Rua Anália Dolácio Albino e irá ampliar a proibição de estacionamento de carros no lado par da via em questão.

A Secretaria de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e a SPTrans complementam que a Rua Anália Dolácio Albino é atendida pela linha 6047/10 Jd. Lídia – Sto. Amaro, que permite integração com as linhas que trafegam pela Rua Paulino Vital de Morais e também pela Av. Agostinho Rubin, ambas na região do Capão Redondo, possibilitando acesso aos polos econômicos como Campo Limpo e Santo Amaro e aos terminais Capelinha, João Dias, Guarapiranga e Pinheiros. Vale lembrar que com a utilização do Bilhete Único, o passageiro pode fazer conexões com outras linhas do sistema municipal no período de até três horas pelo valor de uma única tarifa.

Linhas que passam pela Rua Paulino Vital de Morais:

  • 6010/10 Chác. Sta. Maria – Term. Guarapiranga
  • 6813/10 Jd. Lídia – Term. Capelinha
  • 745M/10 Campo Limpo – Shop. SP Market
  • 745M/21 Campo Limpo – Pq. Figueira Grande
  • N735/11 Term. Capelinha – Jd. Guarujá
  • Linhas que passam pela Av. Agostinho Rubin:
  • 6007/10 Term. Capelinha – Term. Sto. Amaro
  • 6049/10 Valo Velho – Sto. Amaro
  • 647P/10 COHAB Adventista – Term. Pinheiros
  • 680/10 Term. Capelinha – Term. João Dias
  • 6805/31 Term. Capelinha – Term. João Dias
  • N739/11 Term. Capelinha – Jd. Universal

Caso necessário, o leitor pode entrar em contato novamente.

Envie suas reclamações

Mande uma mensagem para o e-mail spreclama@estadao.com. Nossa reportagem vai apurar a denúncia e apresentar a resposta no blog Seus Direitos, um espaço voltado ao cidadão e ao consumidor.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.