O blog voltado ao cidadão e ao consumidor

GetNinjas: leitora reclama de golpe aplicado por prestador da plataforma

Após o recebimento da denúncia, a empresa fez o bloqueio do perfil do profissional e contatou a usuária, fornecendo as orientações necessárias para o acionamento em instâncias administrativas

PUBLICIDADE

Foto do author Renata Okumura

Francine Mejan afirma que entrou na plataforma GetNinjas para solicitar um serviço de reparo. Ela recebeu contato de uma prestadora. Ao realizar o pagamento na residência, do orçamento e peça adquirida, teve problemas com o pagamento na maquininha. Posteriormente, verificou cobranças indevidas feitas no pagamento. Ela cobra uma resposta da empresa.

Leitora reclama de golpe aplicado por prestador da plataforma. Foto ilustrativa. Foto: Adobe Stock

PUBLICIDADE

Reclamação de Francine Mejan: “Em 9 de dezembro do ano passado, eu acessei a plataforma GetNinjas e solicitei um serviço de reparo de ventilador de teto. No dia seguinte, eu recebi o contato de uma prestadora via e-mail e Whatsapp identificado como Getninjas interessado em prestar o serviço, me passando um orçamento e o preço de uma peça que fui instruída a comprar. Recebi em 10 de dezembro, na hora do almoço, na portaria do meu prédio, um entregador da suposta peça e, ao tentar realizar o pagamento por cartão por aproximação (crédito), este informou que a maquininha estava com erro, e que precisava do cartão físico para inserir na máquina. O valor informado pela peça era de R$34,90, e era este valor que aparecia no visor da máquina antes de acusar o erro. Inseri o cartão físico na máquina que constava o valor de R$ 34,90, mas a transação voltou a dar o mesmo erro de processamento. Neste instante, o entregador telefona para a suposta prestadora e, com isso, eu me distrai (isso faz parte do golpe, pois a conversa é bem orquestrada), e é quando o entregador rapidamente pega meu cartão e passa em outra maquininha e digita a senha sem eu saber (capturada na primeira máquina, que era uma fraude) e passa uma compra de R$ 20 mil, também sem eu perceber. Assim, apenas depois vi que ele passou esse valor e tentou também passar antes um valor de R$ 36.999,00, mas não havia limite suficiente. Eu procurei a plataforma Getninjas para buscar um profissional, e este estava com a identidade verificada pela empresa. Há uma falha gritante de segurança neste procedimento.”

Resposta do GetNinjas: “O GetNinjas é um aplicativo que conecta prestadores de serviços e clientes potenciais. Os profissionais utilizam a plataforma para anunciar seus serviços e captar novos clientes, sendo a plataforma, exclusivamente, um canal de divulgação. As etapas de contato, negociação e pagamento ocorrem fora do ambiente da plataforma. Salientamos que todos os usuários cadastrados são submetidos a um processo de validação documental antes de sua adesão ao aplicativo, e medidas contínuas de segurança são implementadas para prevenir fraudes. Após o recebimento da denúncia, realizamos o bloqueio do perfil do profissional e contatamos a usuária, fornecendo as orientações necessárias para o acionamento em instâncias administrativas. Seguimos à disposição para suporte pelo e- mail contato@getninjas.com.br.”

Caso necessário, a leitora pode entrar em contato novamente.

Envie suas reclamações

Mande uma mensagem para o e-mail spreclama@estadao.com. Nossa reportagem vai apurar a denúncia e apresentar a resposta no blog Seus Direitos, um espaço voltado ao cidadão e ao consumidor.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.