Cid Prado Spinelli reclama que recebeu notificação da Prefeitura de São Paulo sobre aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), valor o qual ele considera abusivo.
Reclamação de Cid Prado Spinelli: “Recebi com indignação a notícia do reajuste de 9,8% no meu IPTU de 2025. Como morador de Higienópolis, eu me pergunto: qual a justificativa para um aumento tão expressivo? Será que os moradores desse bairro vivem em uma São Paulo com índices inflacionários diferentes do restante da cidade? Aceitaria, a contragosto, um reajuste se houvesse melhoria na infraestrutura. No entanto, basta olhar para a situação precária das ruas e calçadas, a falta de conservação do Parque Buenos Aires e seu entorno e a insegurança crescente, com assaltos diários, para perceber que não há contrapartida. Exijo uma explicação clara e justa. O que justifica esse aumento abusivo?”
Resposta da Secretaria da Fazenda de São Paulo: “A Secretaria da Fazenda de São Paulo informa que pode haver correção no IPTU acima dos 4,6% para imóveis impactados pela atualização da Planta Genérica de Valores (PGV) em 2021 e também para imóveis com mudanças no tamanho da área construída, por exemplo. Caso o contribuinte considere incorretos os dados relacionados a seu imóvel, como o valor venal atribuído, ele pode fazer a contestação da Notificação de Lançamento dentro do prazo de 90 dias a partir da data de vencimento da primeira prestação ou da parcela única do IPTU. Mais informações no site.”
Se necessário, o leitor pode entrar em contato novamente.

Envie suas reclamações
Mande uma mensagem para o e-mail spreclama@estadao.com. Nossa reportagem vai apurar a denúncia e apresentar a resposta no blog Seus Direitos, um espaço voltado ao cidadão e ao consumidor.