Luís Veríssimo relata que ao longo da Rua Augusta, no trecho entre a Avenida Paulista e a Rua Estados Unidos, nos Jardins, rede coletora de esgoto da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) está apresentando um problema que resulta no transbordamento de esgoto.
Reclamação de Luís Veríssimo: “Gostaríamos de denunciar uma situação alarmante que ocorre ao longo da Rua Augusta, no trecho entre a Avenida Paulista e a Rua Estados Unidos, nos Jardins. A rede coletora de esgoto da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) apresenta falhas graves, resultando no transbordamento de esgoto dentro de imóveis e no consequente despejo desse esgoto nas ruas. O resultado é um verdadeiro rio de esgoto a céu aberto, um cenário inaceitável para uma das vias mais movimentadas de São Paulo. O problema se agrava ainda mais na parte baixa da rua, onde o esgoto parou de escoar e passou a se acumular em um estacionamento rebaixado de um imóvel. O local se transformou em uma verdadeira piscina de esgoto, com cheiro insuportável e infiltração nos imóveis vizinhos, colocando em risco a estrutura dos edifícios e a saúde de quem vive e trabalha na região. A Sabesp foi acionada inúmeras vezes, mas a morosidade na resolução do problema só contribui para sua piora. Como moradores e frequentadores do bairro, estamos profundamente preocupados com os impactos sanitários dessa situação. A exposição contínua ao esgoto pode resultar em surtos de doenças e comprometer a qualidade de vida de todos na região.”
Resposta da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp): “A Sabesp informa que o lançamento irregular de água de chuva por imóveis da região provocou o entupimento do coletor de esgoto próximo à Rua Augusta. Com as fortes chuvas, na ocasião, essas ligações lançaram indevidamente, na tubulação de esgoto, materiais diversos, como areia e outros sedimentos, o que provocou o entupimento. A Companhia realizou a limpeza do coletor na sexta e no sábado, com o apoio de equipamentos e caminhões de sucção. Desde então, o coletor opera normalmente. Foram feitas também a limpeza e a desinfecção dos imóveis afetados. A Sabesp ressalta a importância de os imóveis fazerem o lançamento da água de chuva separado da rede de esgoto, como determina a legislação.”
Caso necessário, o leitor pode entrar em contato novamente.

Envie suas reclamações
Mande uma mensagem para o e-mail spreclama@estadao.com. Nossa reportagem vai apurar a denúncia e apresentar a resposta no blog Seus Direitos, um espaço voltado ao cidadão e ao consumidor.