A leitora Jane Cleide da Silva reclama de que o pai teve o benefício cortado pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Ela afirma que não conseguiu retorno do processo, a fim de tentar recorrer da suspensão da aposentadoria, e diz que a família precisa do dinheiro.

Reclamação da leitora Jane Cleide da Silva: "Meu pai, José Liberato da Silva, de 77 anos, teve sua aposentadoria bloqueada pelo INSS no segundo semestre de 2020, devido à suspeita de homônimo. Ele tinha um irmão gêmeo, o qual residia em Bonito, em Pernambuco, e era beneficiário do plano de aposentadoria rural desde 2006. Nesse mesmo ano de sua aposentadoria, foi enviada ao INSS toda a documentação comprovando que são duas pessoas, cada qual com seus respectivos registros de nascimento e CPF e as aposentadorias foram concedidas de acordo com o direito de cada um como cidadão e contribuinte. No entanto, após 12 anos recebendo a aposentadoria (tempo de contribuição e idade), José Liberato da Silva, que reside há pelo menos 40 anos na cidade de São Paulo, teve seu benefício bloqueado. Essa é a única e principal renda de sua família, que depende totalmente desse rendimento para sobreviver. O INSS bloqueou seu pagamento no segundo semestre de 2020. Acessamos constantemente o sistema e uma única informação que temos é que está em análise."
Resposta do Instituto Nacional de Seguridade Social: "Informamos que a aposentadoria do senhor José Liberato da Silva foi reativada. A previsão é de que ele receba o benefício no banco no dia 1º de setembro (data normal do próximo pagamento). Ele poderá obter mais informações sobre o pagamento, nos próximos dias, pelo telefone 135, site ou aplicativo Meu INSS para celular. Esclarecemos que a aposentadoria do senhor José Liberato foi suspensa pelo INSS após determinação da Controladoria Geral da União, por suspeita de acumulação indevida de benefícios. Isso por existir outra aposentadoria com coincidência de nome, nome dos pais e data de nascimento. Depois que o benefício foi suspenso e após solicitação do segurado, o INSS reanalisou o caso. Para isso, foi necessária a verificação dos processos de concessão das duas aposentadorias."
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