PUBLICIDADE

SP tem alagamentos; zonas sul e leste são as mais atingidas

Chove em pontos isolados do Sistema Cantareira; no Guarapiranga, precipitação é forte. Previsão é de tempo instável no fim de semana

PUBLICIDADE

Foto do author Marco Antônio Carvalho

SÃO PAULO - A capital paulista registra forte chuva ao longo desta sexta-feira, 13, em diversos pontos da cidade. No início da noite, a Prefeitura emitiu alerta para enchentes em localidades da zona sul e leste. Durante o período da tarde, o estado de atenção chegou a ser levantado para partes da zona norte e oeste, indicando que quase a totalidade da cidade recebeu chuva.

Na zona leste, os pontos de maior preocupação estão compreendidos nas subprefeituras de São Miguel Paulista, Itaim Paulista e Guaianases. A estação meteorológica de Aricanduva registrava o maior índice pluviométrico da cidade, com 21,6 milímetros de precipitação nesta sexta. A situação está sob monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura.

Chuva na Avenida Paulista, durante protestos Foto: TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO

PUBLICIDADE

De acordo com nota divulgada pelo órgão, imagens do radar meteorológico mostram precipitação forte também na zona sul, nos bairros de Jardim Angela, Capela do Socorro, Cidade Dutra, Parelheiros e Engenheiros Marsilac. Em toda a capital, há quatro pontos de alagamento: na Rua Turiaçu e Avenida Pompeia, ambas no bairro da Lapa, na Avenida Conde de Frontin, na Penha, e na Avenida Atlântica, em Cidade Dutra.

O CGE informou que o tempo continuará instável nos próximos dias com sol entre nuvens e pancadas concentradas no período da tarde. No sábado, as temperaturas variam entre a mínima de 20.º C e a máxima de 26.ºC. Durante a tarde, as instabilidades poderão ganhar força, segundo o órgão, e chuvas mais intensas poderão ocorrer. 

No domingo, dia marcado para diversos protestos no centro da cidade, o termômetros devem variar entre a mínima de 19.ºC e a máxima de 28.ºC. Chuvas também poderão acontecer na tarde, com risco de formação de alagamentos.

Crise. A chuva desta sexta-feira traz boas notícias para o combate à crise hídrica que o Estado atravessa. Chove em pontos isolados do Sistema Cantareira. No Guarapiranga, que recentemente se tornou a principal fonte de abastecimento da Região Metropolitana, a precipitação é forte.

Na Grande São Paulo, chove forte em Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Guarulhos e Mairiporã. De acordo com a previsão dos meteorologistas do CGE, as próximas horas seguem com tempo chuvoso na capital paulista.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.