PUBLICIDADE

Vacina pneumocócica conjugada 13: Leitora reclama de falta da vacina na rede pública de SP

Prefeitura de SP afirma que ampliou na terça-feira, 6, o público-alvo para a imunização com a vacina pneumocócica conjugada 13

Foto do author Renata Okumura
Por Renata Okumura

Olga Espinosa Croitor afirma que não está conseguindo tomar a vacina pneumocócica conjugada 13 (VPC13), em razão de falta do imunizante nas Unidades Básica de Saúde (UBSs) da cidade de São Paulo.

Reclamação de Olga Espinosa Croitor: “Quero denunciar a falta da vacina contra a pneumonia,indicada para a 3a idade,que esta ocorrendo nas UBSs da capital paulista. Nas várias ocasiões em que tentei tomar a vacina a resposta foi sempre a mesma:’Está em falta. Sem previsão’. Até quando teremos que esperar por essa imunização?”

Leitura reclama de falta da vacina pneumocócica conjugada 13 na rede pública de São Paulo. Foto: Felipe Rau/Estadão

Resposta da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS): “A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ampliou na terça-feira, 6, o público-alvo para a imunização com a vacina pneumocócica conjugada 13 (VPC13), chamada de pneumo 13. Os idosos acima de 60 anos de idade podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para receber o imunizante. A capital iniciou, em 8 de maio, a vacinação da população acima de 60 anos que reside em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) ou em casas de repouso, e daqueles que vivem acamados.

Vacina pneumocócica conjugada 13 (VPC13)

PUBLICIDADE

A VPC13 é responsável pela prevenção de 13 sorotipos importantes que acometem principalmente idosos e que aumentam a vulnerabilidade para a infecção pneumocócica. Os imunizantes conjugados reduzem as taxas de colonização por pneumococo na nasofaringe e, consequentemente, a transmissão dessas bactérias na população, tendo relevante papel na imunidade coletiva.”

O esquema vacinal para esse imunizante está disponível neste link.

Envie suas reclamações

Mande uma mensagem para o e-mail spreclama@estadao.com. Nossa reportagem vai apurar a denúncia e apresentar a resposta no blog Seus Direitos, um espaço voltado ao cidadão e ao consumidor.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.