Sou terapeuta focada em relacionamentos, mas, como qualquer pessoa, posso ser seduzida pela ilusão de que a amizade deve ser logisticamente simples. No entanto, sei, por meio de pesquisas, que o poder restaurador da conexão verdadeira exige esforço. Abraçar a amizade significa aceitar que os amigos trazem diferentes níveis de inconveniência — mas os muitos benefícios desses relacionamentos estão bem estabelecidos.
Uma revisão de 2023 de 38 artigos de pesquisa sobre amizade na vida adulta indicou que pessoas com relações próximas relatam maior bem-estar, incluindo um aumento geral na satisfação com a vida. Além disso, uma meta-análise de 2010, envolvendo 308.849 participantes, descobriu que os laços sociais têm tanta influência na mortalidade quanto outros fatores de saúde conhecidos, incluindo o tabagismo.
Felizmente, apesar dos obstáculos inevitáveis da vida moderna, há maneiras de tornar as amizades mais acessíveis. Aqui estão seis sugestões baseadas em evidências que podem ajudá-lo a fortalecer relacionamentos e trazer mais alegria para seus dias.

1- Crie rituais
Por vários anos, não busquei uma amizade mais próxima com minha colega e, então, amiga casual. Nós nos encontrávamos cerca de uma vez por ano, passávamos momentos notavelmente alegres e, em seguida, esperávamos prontamente mais 12 meses para nos conectarmos novamente — em grande parte por causa da distância entre nós em uma área metropolitana extensa. Quando identificamos um ponto cênico no meio do caminho e começamos a fazer caminhadas semanais, nossa amizade floresceu.
Se você quer aprofundar um relacionamento, crie uma rotina regular para priorizar a conexão — mesmo que seja uma ligação telefônica ou uma chamada de vídeo. Considere também celebrar um feriado juntos, reunir-se mensalmente em grupo (como um clube do livro ou jogo de cartas) ou participar de algo com um amigo que já tenha uma estrutura incorporada, como uma aula ou uma causa. Isso reduzirá o tempo gasto com coordenação e liberará energia mental.
2- Façam viagens ou passeios de um dia juntos
Reservar um tempo mais substancial para aproveitar a companhia de um amigo pode levar o relacionamento a outro nível. Uma pesquisa de 2019 de Jeffrey Hall, professor de estudos da comunicação na Universidade do Kansas, sugere que amizades casuais levam cerca de 30 horas para se estabelecer e boas amizades, cerca de 140 horas.
Depois que o itinerário básico da viagem estiver definido, prepare-se o quanto desejar. Quando você está de férias, pode estar presente, longe das tarefas que competem pela sua energia em casa, o que significa mais tempo para aprofundar o vínculo. A viagem não precisa ser extravagante e pode ser apenas um passeio de um dia.
Adoro visitar minha querida amiga Kate em Durham, na Carolina do Norte. Embora voar quase 2 mil quilômetros esteja longe de ser conveniente, organizamos um fim de semana restaurador, como um retiro, na casa dela, que inclui uma caminhada diária pela nossa trilha favorita, com uma parada em jardins floridos. As horas que passamos nos reconectando solidificam nossa amizade.
Leia também
3- Comunique-se
Na minha prática de psicoterapia, falo muito sobre o conceito transformador de pedir o que você quer. Ser aberto sobre suas esperanças e necessidades aumenta dramaticamente a chance de que elas sejam atendidas. Além disso, a assertividade pode ajudar a reduzir o estresse, a depressão e a ansiedade, como indica um estudo de 2024 que envolveu um ensaio randomizado com estudantes universitários.
Os psicólogos John e Julie Gottman criaram um processo para a comunicação entre casais que também pode ser aplicado às amizades.
Os Gottmans recomendam que você primeiro diga como se sente e que está focado em uma situação específica. Importante: não critique — em vez disso, faça um pedido positivo. Por exemplo: “Estou me sentindo sobrecarregado com o trabalho ultimamente. Adoraria desestressar junto com você em breve. Você tem algum tempo para uma caminhada na próxima semana?”
4- Agende o próximo encontro
Para reduzir a tristeza da despedida, minha amiga Kate e eu planejamos nossa próxima visita antes mesmo de o fim de semana terminar. Isso também funciona bem para amizades na mesma cidade.
Agendar pessoalmente reduz o fardo do planejamento e diminui o número de mensagens, ligações ou e-mails irritantes relacionados à logística. Também cria um processo colaborativo, em vez de deixar a tarefa de iniciar os planos para o amigo mais organizado ou intencional. Além disso, vocês podem conversar sobre onde e quando se encontrar, o que proporciona uma oportunidade de comunicação direta.
Para mais liberdade e flexibilidade, experimente o “agendamento aproximado”, um conceito desenvolvido a partir da pesquisa de Gabriela N. Tonietto, professora assistente na Rutgers Business School, e Selin A. Malkoc, professora na Universidade Estadual de Ohio. O agendamento aproximado define um intervalo geral de tempo em um dia específico, mas sem uma hora marcada, como o brunch de domingo. Essa abordagem ao tempo é conhecida por preservar a sensação de espontaneidade e liberdade, mas ainda assim fortalecer a conexão com um compromisso claro.
Leia também
5- Faça algo diferente
Se você sentir que sua amizade está estagnada, tente algo novo para trazer uma energia renovada. Muitas vezes, pequenas mudanças podem ajudar.
Se vocês sempre se encontram para um café da manhã perto da casa do seu amigo, por que não planejar uma saída à noite em um bairro novo? Se há conversas demais sobre filhos, problemas de saúde ou qualquer outro tópico que você ache menos inspirador, sugira se encontrarem para discutir algo diferente e específico, como pedir a opinião do seu amigo sobre uma mudança de carreira.
Se você estiver insatisfeito, em vez de esperar passivamente que as coisas mudem sozinhas, adote uma abordagem mais ativa. Se precisar de orientação adicional sobre como fazer isso, um terapeuta qualificado pode ajudá-lo a desenvolver a coragem — e as habilidades — para uma comunicação mais assertiva.
Claro, quando uma amizade é exaustiva demais, quando um amigo prejudica seriamente a confiança ou quando há abuso ou dano, uma pequena mudança não será suficiente. Nesse caso, a amizade provavelmente deve terminar.
6- Seja “bom o suficiente” como anfitrião
Uma reunião que celebra um evento positivo da vida está associada ao aumento do apoio social, segundo um estudo de 2023 publicado no Journal of Public Policy & Marketing. Mas não se estresse tentando fazer tudo perfeitamente.
Em vez disso, reúna amigos para um encontro “bom o suficiente”. Isso pode significar organizar uma fogueira casual ao ar livre para comemorar a aposentadoria de um deles ou servir chá ao grupo em vez de uma refeição completa. O que for mais gerenciável para que você possa relaxar e aproveitar a companhia. Recentemente, passei algumas horas no quintal de uma amiga, onde ela ofereceu bebidas e lanches como pretzels e chocolate. O que me lembro é da camaradagem e da conversa animada, embora o chocolate também estivesse delicioso.
Planejar um evento também dá algo para você esperar ansiosamente. De fato, o prazer de antecipar o evento pode afetar sua felicidade de maneiras poderosas; um estudo de 2018, usando imagens de ressonância magnética, iluminou como a antecipação afeta o córtex pré-frontal medial bilateral do cérebro, resultando em maior bem-estar.
Receber amigos é um ato de gentileza porque promove a conexão — e reunir pessoas queridas pode trazer alegria a elas. Portanto, permita-se aproveitar, mesmo que de forma imperfeita.
Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.