PUBLICIDADE

Faz mal usar o biquíni o dia todo?

Especialista responde quais cuidados devemos ter ao ficar de biquíni, sunga ou maiô por muito tempo, durante o verão

PUBLICIDADE

Foto do author Ana Lourenço

No Pergunte ao Especialista desta semana falamos sobre os perigos de usar roupas de banho molhadas. Se você também tiver alguma dúvida sobre saúde, psicologia, bem-estar, exercício físico ou nutrição, escreva para ana.lourenco@estadao.com ou envie uma DM para o nosso Instagram.

Os fungos e as bactérias adoram ambientes úmidos e abafados. Então não é que tenha uma contraindicação absoluta de ficar de biquíni o dia todo, mas se for ficar é bom que sejam peças secas.

Biquini molhado faz mal?

Do ponto de vista infeccioso, a maior preocupação é a candidíase. Doença, é importante lembrar, que pode dar em homens e mulheres. Afinal, o fungo cândida coloniza a nossa pele e a flora genital masculina e feminina. O resto tem a ver com cada um, como tendência de doenças e infecções. A lycra do biquíni ou o tecido de poliéster impede nossa pele de respirar, o que abre a porta para o crescimento de fungos e bactérias. As peças de algodão são ideais, pois o tecido absorve o calor e não fica úmido.

PUBLICIDADE

Depois de entrar no mar ou na piscina, passe uma água mais neutra, como água de ducha e fique um pouco no sol para secar. Se for passar muito tempo fora de casa, vale levar um biquíni ou sunga extra na bolsa, especialmente em casos em que a pessoa já tenha tendência a candidíase.

Também aconselho fazer a troca por peças secas se a pessoa for fazer uma caminhada ou uma trilha pela praia. Andar com peças molhadas não é o ideal, já que aumenta a possibilidade de assaduras na pele. E o suor deixa a região ainda mais quente. Se for para andar até a casa para o banho, claro, aí não tem problema.

Crianças que ficam muito tempo sentadas na areia podem ter infecções Foto: Unsplash/Pichara Bann

Para as crianças, que ficam muito tempo sentadas na areia, a complicação pode vir com outras infecções. Tirar o excesso de areia e deixá-las sentadas um pouco na canga pode ser interessante.

À noite, evite roupas muito apertadas, especialmente na região da virilha. virilha. Quanto mais a região puder respirar, melhor.

Publicidade

Respondido por Giovanna Sapienza, médica infectologista do Centro de Prevenção Meniá

*Inspirado na pergunta da leitora Bruna Assis, de Minas Gerais

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.