A cantora Preta Gil chamou a atenção para um novo sintoma que tem percebido durante o seu tratamento contra o câncer: a náusea antecipatória. O enjoo é, em si, um sintoma comum para quem trata a doença, mas, no caso da famosa, isso tem acontecido antes de tomar os medicamentos da quimioterapia.
A médica Kátia Marchetti, oncologista clínica do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, explicou que essa sensação pode acontecer até na véspera do tratamento. Mas o sintoma dificilmente aparece nas primeiras sessões.
“Muitas vezes, as medicações que a gente tem hoje para controlar o enjoo e o vômito não são suficientes, e a pessoa vomita muito. Aí, ela acaba desenvolvendo esse sintoma nos próximos ciclos, como se fosse um enjoo por medo de sentir o enjoo”, resume.
Essa náusea também é mais comum entre mulheres e pacientes jovens e quando o tratamento envolve duas ou mais drogas fortemente associadas a sintomas como enjoo e vômito, descreve a especialista. “Eu costumo perguntar às pacientes se, durante a gestação, aconteceram enjoos e vômitos em grande intensidade, porque esse é outro fator de risco para a náusea antecipatória”, acrescenta Kátia.
Leia também
O tratamento envolve apoio psicológico para diminuir a ansiedade das aplicações. O médico Ricardo Caponero, oncologista clínico e membro do Comitê de Cuidados Paliativos e Suporte da Sociedade Brasileira de Oncologia (SBOC), acredita que a melhor forma de prevenir é evitando os primeiros sintomas. “É importante tratar de forma adequada (os vômitos e enjoos) em todos os ciclos. Quem nunca sofreu náusea, não vai antecipá-la”, resume.
Existem medicamentos que controlam as náuseas e podem ser usados tanto antes quanto durante a aplicação da quimioterapia. Cada caso deve ser discutido com o médico responsável pelo paciente.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.