O câncer colorretal, também chamado de câncer de intestino, é uma das formas mais comuns de câncer no mundo, ocupando o segundo lugar em número de casos em homens (atrás do câncer de próstata) e o segundo lugar em número de casos em mulheres (atrás do câncer de mama).
Estima-se para 2025 a ocorrência de mais de 40 mil novos casos de câncer colorretal no Brasil, com aumento importante do número de casos em indivíduos jovens.

Quando diagnosticada em fases precoces, essa doença tem altíssimas taxas de cura, fazendo com que a conscientização sobre o câncer de intestino seja assunto da mais alta importância. O acesso de todos à informação de qualidade favorece a prevenção, o rastreamento e o diagnóstico precoce – em última instância, salva vidas.
Os principais fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar de câncer, dieta rica em gordura e carne processada, sedentarismo, obesidade e tabagismo. Observem que a maioria desses fatores de risco são modificáveis, permitindo que você, caro leitor, reduza hoje o seu risco de câncer de intestino.
Os sintomas podem variar, sendo os mais comuns:
- Alteração nos hábitos intestinais
- Dor abdominal persistente
- Sangramento retal
- Perda de peso inexplicada
Leia também
O aparecimento de sintomas pode marcar uma fase mais avançada da doença, dessa forma, devemos buscar por diagnósticos precoces, antes mesmo de os sintomas se instalarem.
O diagnóstico precoce é fundamental e eleva de forma expressiva as chances de cura. O rastreamento inclui a realização de colonoscopia a partir dos 45 anos, ou antes, caso haja histórico familiar relevante.
O Março Azul Marinho é uma oportunidade de refletirmos sobre a importância dessa doença e quais atitudes práticas podem tomar na prevenção do câncer colorretal. É nosso dever, enquanto profissionais da saúde e sociedade, educar a e agir contra o câncer de intestino.
Se você quer conhecer mais sobre essa doença, o Instituto Vencer o Câncer preparou um livro completo sobre o câncer de intestino, que pode ser baixado gratuitamente.
Não seja um mero expectador. Comprometa-se com sua saúde. A informação é a melhor ferramenta de prevenção. Vamos, juntos, transformar a realidade do câncer colorretal e promover hábitos saudáveis em nossa comunidade.