Bolsonaro: 'Você não vai acabar com desmatamentos nem queimadas. É cultural'

Presidente voltou a se esquivar de perguntas sobre o aumento de 29,5% do desmate na Amazônia, maior taxa desde 2008

PUBLICIDADE

BRASÍLIA - O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quarta-feira, 20, que queimadas e desmatamento não devem acabar nas florestas brasileiras, pois são culturais. "Você não vai acabar com o desmatamento nem com as queimadas. É cultural", disse. 

Você não vai acabar com o desmatamento nem com as queimadas. É cultural

Jair Bolsonaro, presidente da República

Bolsonaro se esquivou novamente de perguntas sobre o aumento de 29,5% do desmatamento na Amazônia, maior taxa desde 2008. Ele também voltou a citar a gestão de Marina Silva no Ministério do Meio Ambiente como exemplo de insucesso.

Há evidências de que adestruição da floresta tropical teria um impacto devastador sobre as temperaturas globais, sobre os padrões climáticos e a agricultura Foto: Gabriela Biló/Estadão

"No período dela, tivemos a maior quantidade de ilícitos na região amazônica", disse. 

O presidente confirmou que o governo pretende editar uma medida provisória (MP) para regularização fundiária nos Estados da Amazônia Legal.

"Nós queremos é titularizar as terras. Uma vez havendo o ilícito, você sabe quem é o dono da terra. Hoje em dia você não sabe", disse.

Autodeclaração

Bolsonaro afirmou que está previsto para esta MP a autodeclaração como ferramenta para a entrega dos títulos de terra.

Publicidade

A proposta é uma bandeira do secretário de Assuntos Fundiários doMinistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Nabhan Garcia, mas sofre resistência de ala ruralista ligada à ministra Tereza Cristina (DEM). O temor é que a autodeclaração abra margem para grilagem de terras e insegurança jurídica. 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.