Para o jornalista, foi uma surpresa, já que ele não se inscreveu no concurso, que está na 25.ª edição. Segundo os organizadores, uma reportagem sobre a Suíça, publicada em 25 de março de 2014, motivou sua indicação. A decisão, de acordo com a CET, se deu em razão do "conjunto do trabalho", ou seja, de todo material publicado por ele no Viagem - incluindo reportagens sobre destinos de fora da Europa. Outros oito jornalistas brasileiros venceram em categorias distintas. O prêmio será uma viagem à Espanha, em data a ser definida.
- Reportagem sobre a Suíça motivou indicação do repórter
Em 2013, a editora do Viagem, Adriana Moreira, foi premiada com Fábulas Reais, uma reportagem sobre a Rota dos Contos de Fadas na Alemanha. O trajeto, de Hanau, onde nasceram os irmãos Grimm (criadores de contos como Rapunzel e Bela Adormecida, entre outros), até Bremen, é repleto de referências às fábulas.
Com uma abordagem mais artística, o Viagem venceu em 2012 com a reportagem Pintura Viva. O ilustrador Carlinhos Müller percorreu Berlim, na Alemanha, e Viena, na Áustria, e recriou os cenários por onde passou em aquarela. Os desenhos publicados viraram exposição no Club Transatlântico, em São Paulo.