Agora mesmo, há um vulcão em erupção por lá, o Bardarbunga. O magma vermelhão cuspido às alturas pela cratera disputa a primazia colorida com as luzes da aurora boreal, que tingem o céu de matizes variadas até março ou abril. Com natureza peculiar e clima ímpar, a Islândia, um inóspito pedaço de terra solto no Atlântico Norte entre a Grã-Bretanha e a Groenlândia, começa a despertar a curiosidade dos brasileiros. E ficou isolada em primeiro lugar entre os destinos turísticos para visitar em 2015 na votação anual do Viagem.
Dos sete jurados (leia abaixo), seis votaram na ilha como um dos lugares no mundo que merecem ser vistos em 2015. Fácil entender: tanto o governo islandês quanto os operadores de viagens têm mostrado empenho em divulgar a Islândia, que começa a se recuperar economicamente depois da quebradeira geral de seu sistema bancário, em 2008.
“É quase um outro mundo, com aurora boreal no inverno, sol da meia-noite no verão e belíssimas cachoeiras”, disse um dos jurados, Guilherme Padilha, presidente da associação de turismo de luxo Brazilian Luxury Travel Association e CEO da operadora Auroraeco. Outro operador, Tomas Perez, CEO da Teresa Perez Tours, afirmou ao Estado em setembro que a procura pelo destino em sua empresa cresceu 40% no ano passado. Para quem gosta de ir antes de todo mundo, a hora é agora.
As escolhas foram feitas a partir de uma lista inicial de 20 destinos – metade no Brasil, metade no exterior –, que levou em conta efemérides, melhorias na infraestrutura turística, boa relação custo-benefício em tempos de dólar alto e até o boca a boca positivo pós-Copa que andou colocando São Paulo no horizonte de muitos estrangeiros (e mesmo brasileiros) que não tinham o hábito de pensar na cidade como um lugar para férias. Na nossa eleição, a capital paulista conquistou cinco votos e empatou, em segundo lugar, com Chile, Estrada Real e Sudeste Asiático.
Lisboa e Tallin, na Europa, e os brasileiros Galinhos e São Miguel do Gostoso, Bonito e Alter do Chão, com quatro votos cada, fecham a nossa lista de dez destinos para visitar em 2015. Nesta e nas próximas páginas, você descobre os bons motivos que cada um deles tem para merecer sua atenção no ano que vem aí – cheio de feriados, vale lembrar. Serão nove nacionais (sem contar Natal e ano-novo, que caem em sextas-feiras), mais um estadual para os paulistas, em 9 de julho. Não vai faltar tempo para viajar – a lista de desejos para 2015, a gente ajuda a fazer. Veja também a lista dos dez destinos que não entraram no nosso Top 10.