OHotel Martinez, Unbound Collection by Hyatt ocupa um lendário edifício em pleno coração da La Croisette,em frente à praia e à curta caminhada do Palácio dos Festivais ou do centro histórico de Cannes, que já foi residência de lordes, propriedade real e é ponto de encontros sociais desde a terceira república francesa.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Mas foi só em 1929, quando o magnata da hospitalidade Emmanuel Martinez resolveu comprá-lo e transformá-lo em um hotel que levasse seu nome que passou a ser praticamente um símbolo desta cidade na Riviera Francesa - e a cultivar um dos mais bem sucedidos relacionamentos com a indústria cinematográfica da história.
Desde que Gina Lollobrigida foi fotografada andando de camelo em frente ao prédio, seus quartos, espaços públicos e corredores guardam histórias e segredos das maiores lendas do cinema. Na década de 1990, se tornou formalmente associado ao Festival de Cinema de Cannes - tanto que, até hoje, o Hôtel Martinez sedia o jantar do júri na véspera da cerimônia de abertura.
Agora, esse grande ícone, totalmente renovado, está melhor do que nunca - e ainda mais ousado, a julgar já pelas obras de arte de Damien Hirst adornando seus interiores desde o impactante lobby. Fiquei hospedada alguns dias por lá neste verão europeu e posso afirmar: o ícone renasceu melhor do que já era.
LEIA TAMBÉM: A bossa da The Unbound Collection by Hyatt
.
.
A nova cara do Hôtel Martinez, Cannes
Em 2018, o Hôtel Martinez entrou em uma nova era: passou a integrar a The Unbound Collection by Hyatt, a grande investida da rede americana no mercado de luxo. Para se adequar aos novos tempos, re-escalou Pierre-Yves Rochon, que já tinha projetado o restaurante La Palme d'Or na década de 80, para revitalizar por completo a propriedade.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
O hotel ganhou não apenas novo décor como novos espaços e novo chef executivo - agora é o badalado chef Jean Imbert que assina os menus da casa. E o novo luxo "discreto" do Hotel Martinez trouxe um serviço muito mais natural e acolhedor, por muitas vezes bastante informal.
A propriedade agora tem espaços muito claros, cheios de luz natural - inclusive nas acomodações, agora repletos de brancos e azuis -, mas sem perder seu charme original.
As imensas suítes presidenciais do último andar, que juntas somam 1250 metros quadrados e são disputadas pelas mais diversas marcas durante o Festival de Cannes, foram reformadas aos custo de mais de 150 milhões de euros. Spoiler: as vistas lá do alto são realmente fabulosos!
CLIQUE AQUI para conferir tarifas e disponibilidade do Hotel Martinez.
A grandiosa fachada Art Déco contrasta o tempo todo com os interiores, seja com os corredores repletos de fotos de grandes ícones do cinema, com as peculiares (e marcantes) obras de arte contemporânea, com staff vestindo bermudas e macacões até no restaurante mais refinado da casa.
Do lado de fora, a gente também não imagina o enorme - e lindo! - jardim interno da propriedade. O novo L'Oasis du Martinez tem vegetação exuberante, uma deliciosa piscina e um imperdível spa Carita. Tudo com um restaurador silêncio, mesmo em um dos destinos mais agitados do verão europeu.
LEIA TAMBÉM: O grande verão parisiense
.
.
Nova proposta gastronômica
Com Jean Imbert agora à frente da gastronomia do hotel, o restaurante La Palme d'Or foi totalmente redesenhado por Remi Tessier em homenagem ao cinema e aos grandes iates dos anos 1950.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
E ganhou não apenas nova cara como nova cozinha, novas louças, novos uniformes e um divino menu dedicado aos peixes mais nobres e frutos do Mar Mediterrâneo. Detalhe: além dos diversos objetos originais de grandes filmes pendurados nas paredes, os livretos de apresentação dos menus aos comensais imitam roteiros cinematográficos.
Jean Imbert assina também o novo conceito do La Plage du Martinez, com deliciosa cozinha tradicional francesa e pratos internacionais. Há ambiente interno elegante, mas a melhor pedida é, nos dias de tempo firme, sentar-se na varanda sobre a areia e sentar-se na cadeira que leva o nome de seu artista favorito.
CLIQUE AQUI para conferir tarifas e disponibilidade do Hotel Martinez.
O Hôtel Martinez ganhou ainda novo beach club, inaugurado bem no comecinho deste verão.As belas espreguiçadeiras agora são daybeds deliciosas que contam também com serviço até de champanhe.
A propriedade tem ainda o discreto restaurante Le Sud, que tem também um gostoso jardim à beira da Croisette e fica aberto o dia todo com pratos simplificados - e com um delicioso café da manhã servido em um charmoso e variado buffet.
Único defeito? O bar do hotel está atualmente fechado para reformas.
LEIA TAMBÉM: Upgrades de viagem que custam pouco - ou nada!
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
.
________________
.
Durante toda a viagem pela França, usei novamente um chip internacional de celular para ficar 100% do tempo conectada, em modo ilimitado. São diversos tipos de chips e eSIMs disponíveis - e você tem sempre pelo menos 15% de desconto em qualquer um deles com o cupom MARICAMPOS neste link aqui.
.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.