Dormir e acordar entre vinhedos, de cara para a cordilheira dos Andes, com apenas o som de água correndo, passarinhos cantando e árvores farfalhando. Esse é o dia-a-dia dos hóspedes do belo The Vines Resort & Spa, um resort membro da The Leading Hotels of the World situado no coração do Vale do Uco, no distrito de Los Chacayes, Mendoza, Argentina.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Mais que um endereço de sonho para deliciosas escapadas enogastronômicas, o The Vines Resort & Spa é também o grande núcleo agregador do grandioso projeto do qual faz parte: The Vines of Mendoza, uma ousada ideia de um empresário norte-americano que tem transformado muita gente - inclusive brasileiros - em produtores de vinhos.

Tudo teria começado há 20 anos, ainda em 2005, quando Michael Evans conheceu o Vale de Uco ao longo de duas semanas e se apaixonou perdidamente por Mendoza e pelo modo de vida na região.
A capital argentina do vinho começava a ganhar os holofotes internacionais, mas Los Chacayes, onde estão seus vinhedos, era então praticamente desabitada. Evans resolveu comprar apenas 4 hectares de vinhedos para tentar realizar o sonho de produzir seu próprio vinho, batizado de Uco's Playground. Mas nem imaginava quão longe isso o levaria.
LEIA TAMBÉM: Como o mercado de luxo viajará em 2025
.

.
A paixão por vinhos e um sonho
Ao regressar das férias a Washington, DC, ele compartilhou a novidade com seus amigos. E eles acabaram se mostrandoimensamente entusiasmados com a ideia. Alguns estavam tão empolgados que anunciaram que queriam seguir seus passos.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Foi naquele momento que Evans se deu conta de que a ideia de ter várias pessoas diferentes, unidas pela paixão pelos vinhos, compartilhando uma mesma mesma propriedade em Mendoza poderia ter futuro. Acabou se unindo ao amigo Pablo Gimenez Riili e criou o The Vines of Mendoza.

Hoje, o empreendimento soma 600 mil hectares, majoritariamente cobertos por vinhedos, produzindo mais de 35 variedades diferentes de uvas, e está em processo de certificação orgânica.
O projeto cresceu tanto nestas duas décadas que ganhou hotel, restaurante de chef famoso e já conta com mais de 350 co-proprietários produzindo ali seus próprios vinhos anualmente, com a maioria deles proveniente dos Estados Unidos e do Brasil. E mais: está em franco processo de expansão.
LEIA TAMBÉM: Ibiti: a utopia possível
.

.
Como é se hospedar no The Vines Resort & Spa
O projeto de ter um hotel no coração da The Vines of Mendoza foi concretizado em 2014. Imerso em vinhedos e com vista desobstruída para os Andes, o The Vines Resort & Spa é inteiramente composto de pequenas villas privativas, todas com cozinha (minibar incluído nas diárias), quarto, sala e deck privativo, pelo menos (algumas também com fogata, hidro e rooftop).
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Hoje, o The Vines Resort & Spa não apenas é um dos mais premiados hotéis de luxo da Argentina como também virou uma espécie de "atração turística" para quem visita Mendoza.

Afinal, é no cenário de sonho do hotel, entre lagos, vinhedos e os Andes, que fica um dos mais prestigiosos restaurantes do destino: o Siete Fuegos, do chef argentino Francis Mallmann (que serve café da manhã, almoço e jantar com vista panorâmica).
A bela casa principal do resort abriga recepção, lounge, bar e restaurante, além de uma deliciosa piscina e uma providencial jacuzzi aquecida para os dias frios - tudo com vista panorâmica para um laguinho, vinhedos a perder de vista e o majestoso skyline dos Andes.

A equipe de funcionários do The Vines Resort & Spa é majoritariamente composta por integrantes muito jovens, oriundos da comunidade local, a maioria tendo ali sua primeira experiência hospitalidade (e é importante o hóspede ter isso em mente durante a hospedagem).
CLIQUE AQUI para conferir disponibilidade e valores para hospedagem no The Vines Resort & Spa
Concierges sempre disponíveis também por Whatsapp se encarregam de organizar passeios pela região, atividades enoturísticas (que tal criar seu próprio vinho por um dia?), reservas de visitas e restaurantes, transfers etc.

Em plena expansão, o resort terá um importante upgrade: ganhará 20 novas residências consideravelmente mais luxuosas, algumas com piscina privativa. Além disso, ganhará um grande spa, novo restaurante na casa principal e o Siete Fuegos terá um novo espaço, maior e mais bonito, todo envidraçado entre os vinhedos.
Vale mencionar também que a The Vines of Mendoza lançou na pandemia a The Vines Foundation, fundação que colabora com refeitórios locais, tem projeto de escola vocacional para jovens da região, oferece formação em hospitalidade, aulas de inglês e também de outros ofícios relacionados à indústria. E conta também com um refúgio de resgate de animais.
LEIA TAMBÉM: Botsuana: vida selvagem em plenitude
.

.
O sonho de produzir seu próprio vinho
Os co-proprietários dos vinhedos da The Vines of Mendoza contam com o aconselhamento personalizado de Mariana Onofri, diretora de vinhos (e uma das primeiras sommeliers certificadas da Argentina), e de Pablo Martorell, o enólogo da bodega, em cada passo da elaboração de seus vinhos.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
Mariana conta que hoje eles conhecem profundamente cada um dos sócios, boa parte ali há muitos anos - não apenas pelo longo e intenso contato na hora da produção dos vinhos mas também por viajam algumas vezes por ano juntos para participar dos eventos especiais criados para eles através do do The Vines Global.

Trata-se de uma espécie de clube de vinhos de luxo que organiza altas viagens (com tudo incluído e pouquíssimas vagas) para algumas regiões vinícolas icônicas do mundo, da Califórnia à Itália. Boa parte de seus eventos é também aberta à participação de qualquer viajante interessado.
Em fevereiro passado, participei de um deles: a segunda edição do "Smoke & Fire", realizado ali mesmo, no The Vines Resort & Spa, com os chefs Francis Mallmann e Aaron Franklin, ambos especialistas (cada um à sua maneira) em cozinhar na brasa.
LEIA TAMBÉM: Um paraíso chamado Benguerra, Moçambique

Ao longo de quatro dias e quatro noites, aprendemos vários segredos da cozinha dos dois chefs, colocamos a mão na massa em diveertidas aulas de cozinha ao ar livre e, é claro, também participamos de degustações de vinhos, visitas aos vinhedos e à bodega e até uma linda cavalgada ao sopé dos Andes ao amanhecer.
Foi uma deliciosa viagem coletiva em que cada taça de vinho degustada foi também o gostinho de um sonho e da história pessoal de cada um dos produtores presentes.
Ao longo do ano, cada hóspede do The Vines Resort & Spa pode experimentar um pouquinho disso: a maioria dos vinhos produzidos na The Vines of Mendoza está à venda no bar e no restaurante do hotel.
E o projeto continua aberto também à chegada de novos membros. Alguém por aí também interessado em fazer seu próprio vinho?
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
.

.
Durante a viagem à Argentina utilizei, como sempre, um chip para viagens internacionais da O Meu Chip (que, aliás, funciona muito bem em diversos países do mundo todo) e fiquei conectada 100% do tempo, sem estresse ou qualquer dificuldade. Eles contam com ajuda em português no Whatsapp caso você tenha qualquer dificuldade com o uso do seu chip. E há sempre pelo menos 15% de desconto na compra de qualquer chip físico ou eSIM NESSE LINK com o cupom MARICAMPOS.
ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM
.