A empresa é espanhola, mas depois do sucesso na Europa, chegou de armas e bagagens na América do Sul - e se prepara para abrir mais a Oriente, nos Emirados Árabes Unidos (de onde chega grande parte dos seus hóspedes na Espanha). A SHA Wellness Clinic é conhecida por ser o paraíso de algumas celebridades, executivos de topo e até de personalidades como Cristiano Ronaldo, que durante uma semana, ou mais, chegam ali para uma série de tratamentos que vão da medicina convencional à medicina tradicional chinesa, passando pelos esportes, coaching, sessões de psicoterapia e um rígoroso programa de nutrição.
A ideia é simples: fazer uma espécie de reset ao sistema, físico e mental, geralmente sobrecarregado com as demandas do mundo real. Eu experimentei um dos programas em Espanha, e trouxe várias ferramentas para a minha vida. Não será suficiente para mudar totalmente as coisas que fazem mal, mas é um bom princípio. Um pouco dispendioso, também, mas esse é o outro lado da moeda desses lugares, né?
Para passar uma semana na SHA Wellness Clinic, tem obrigatoriamente de escolher um programa de saúde. Na Riviera Maya, os preços começam nos 2 600 dólares para um programa de quatro dias - o Rebalance & Energize - ao que acresce o valor do alojamento e quaisquer tratamentos adicionais, naturalmente.
O meu programa foi um pouco cheio demais, para mim. A verdade é que passei grande parte dos meus dias correndo de uma sala para outra, entre tratamentos [maravilhosos], o que me retirou um pouco a possibilidade de apreender tudo o que estava vivendo, no momento. É claro que é maravilhoso passar de uma massagem para outra, entrar na piscina para um Watsu, sair da banheira de água com gelo - sim!, fingi ser o Cristiano Ronaldo e durante 5 minutos coloquei o meu corpo dentro de um lugar onde a água estava a 4 graus!! - para passar para um shiatsu, mas é bom ter algum tempo para sentir os efeitos de cada tratamento. Até porque as sessões de psicoterapia e de coaching vão ter um efeito importante que é preciso processar.
Há um fio condutor importante na SHA Wellness Clinic: a alimentação. Assim que faz o check-in na SHA, começa uma ronda de exames médicos, que têm por objetivo verificar como está seu estado geral de saúde. Um body scan completo, pressão arterial, gordura visceral, níveis de estresse..tudo isso é medido e enviado para o médico de clínica geral que vai acompanhar a sua semana. Depois, ainda são feitos vários exames como medição de meridianos - ou seja, a verificação de bloqueios dos nossos pontos energéticos, sempre ligados a orgãos vitais - e até podemos passar no neurologista. E claro, tem uma consulta de nutrição que determina toda a sua dieta durante os dias que lá passa. Assim que se senta no restaurante, o garçon vai perguntar o número do seu quarto e trazer o menu (e os chás!) recomendado pelo nutricionaista. A comida é ótima, e tem como base os produtos sazonais, não processados e exclui todo o tipo de carne, pão, café (socorro!) laticínios e até os ovos. Existe peixe, porém, e um monte de opções vegetarianas surpreendentemente bem confecionadas, que vão deixar todo o mundo satisfeito.
No início de cada refeição, a gente toma um shot de vinagre de maçã para ajudar a digestão e, no final, um chá - e sim, existem sobremesas.
O programa é, para além de intensivo, intenso. Emocional e fisicamente - até porque todas as manhãs tem treino com um PT. Mas pode ser muito transformador para quem vive todo o dia com níveis elevados de responsabilidade, e se sente num estado de exaustão que precisa de atenção. Vi, para além de muitos executivos viajando sozinhos - homens e mulheres, de várias geografias - um monte de casais que decidiam fazer essa experiência juntos. No fundo, é como estar num resort de 5 estrelas, cuidando da sua saúde...há programas piores ?