Pense em um lugar onde você consegue, em um único dia, mergulhar com o maior leão marinho que existe, dar de cara com ursos, cair na estrada considerada a mais linda do mundo e, no fim de tarde, subir uma gôndola e alguns lifts para esquiar na neve powder das pistas de Whistler/Blackcomb, a maior estação de esqui da América do Norte.
Como no verão o pôr do sol ali é por volta das 20h30, você pode recuperar os músculos e recarregar as energias aproveitando um fim de tarde para petiscar no famoso after ski Dubh Linn Gate Irish Pub, que tem música ao vivo. Mas a Colúmbia Britânica vai muito além -- em matéria de adrenalina, diversão e relaxamento. Por isso, trouxe algumas dicas para passar bons momentos neste paraíso canadense. Já esquiei na França, Suíça, Chile, Argentina, Nova Zelândia e muitas estações dos Estados Unidos. Mas para mim não foi difícil entender por que Whistler/Blackcomb já foi eleita diversas vezes como "o melhor resort de esqui do mundo". A gôndola Peak to Peak liga as duas montanhas, que juntas formam esta enorme área esquiável, com pistas cuidadosamente deixadas em perfeitas condições pelas máquinas que trabalham todas as noites.
Whistler Village é um charme: a cada esquina, um lago, uma montanha ou uma construção de muito bom gosto integrada às montanhas. Nos meses de abril e maio esse lugar reúne atletas de todo o mundo de esqui, snowboard emountain bike downhill, entre outros esportes. Já fui na primavera com a minha irmã Nathali Oliani, e aproveitamos pistas perfeitas, com temperaturas amenas, entre 5 e 12ºC, e sem filas nos lifts.
Agradecimentos: Mitsubishi Motors, Destino Canadá, Vertebratta, Turismo Vancouver, Turismo Whistler
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.