Foto: Igor Borodin/Adobe Stock
Maria é, de longe, o nome mais comum no Brasil. Em 2010, segundo o IBGE, havia quase 12 milhões de pessoas com esse nome. O segundo nome feminino mais comum é Ana, com 3.089.858 registros naquele ano.
Foto: GSHOW
Na Bíblia, Ana é uma profetisa, figura muito menos importante do que Maria e José, por exemplo, então a influência religiosa não é tão decisiva. A facilidade de formar nomes compostos, como Ana Maria, pode favorecer a escolha.
Foto: WERTHER SANTANA/ESTADÃO
De origem hebraica, Ana deriva do nome Hannah, que significa “graciosa” ou “cheia de graça”. Na Grécia Antiga, Ana era associada à deusa da Lua e, na mitologia hindu, era um dos nomes da deusa Durga.
Foto: Reprodução
Também é muito comum em Portugal, Espanha, México, Estados Unidos, França, Alemanha e Rússia, por exemplo. O escritor russo Leon Tolstoi é autor do clássico “Anna Karenina”, publicado em 1873.
Foto: Reprodução de Vídeo / Youtube Inteligência Ltda.
No Brasil, são famosas a apresentadora Ana Maria Braga, a modelo e apresentadora Ana Hickmann, a atriz Ana Paula Arósio e a cantora Ana Castela, por exemplo. No exterior, a inglesa Ana Bolena, rainha da Inglaterra entre 1533 e 1536, foi causa de cisão na Igreja Católica.
Foto: Anton Gvozdikov/Adobe Stock
Ana é cada vez mais popular, sendo mais comum no Ceará e entre nascidos na primeira década do ano 2000. Desde antes da década de 1930, porém, já era o segundo nome feminino mais usado no Brasil.
Foto: natalialeb/Adobe Stock
Qual é o nome mais comum no Brasil?
Fabio Grellet