Foto: candy1812/Adobe Stock

LEITURA

Quais são os melhores livros sobre o espectro autista? Veja lista com dicas para pais e cuidadores

Dia 2 de abril marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo; com a ajuda da pediatra Kelly Oliveira, Estadão traz dicas de leitura para pessoas que desejam compreender melhor o diagnóstico

Foto: WMF Martins Fontes/Divulgação

Nori e Eu

Indicação do Estadão, Nori e Eu é uma HQ assinada por Masanori Ninomyia, diagnosticado com autismo, e sua mãe, Sonia. Masanori demorou 12 anos para começar a falar, mas, desde cedo, desenhava tudo o que via. É ele quem ilustra o quadrinho.

Foto: Editora Todavia/Divulgação

Deslumbramento

Outra indicação do Estadão é o livro Deslumbramento, de Richard Powers. A obra retrata Theo Byrne, astrobiólogo e pai de Robin, de 9 anos. Quando o menino está prestes a ser expulso do colégio, o pai o leva para acampar em um passeio em que os dois tentam desvendar a origem da vida.

Foto: Literare Books International/Divulgação

Pais de autistas: acolhimento, respeito e diversidade

Uma das indicações da pediatra Kelly Oliveira é o livro Pais de autistas: acolhimento, respeito e diversidade, com coordenação de Andrea Lorena Stravogiannis. A obra traz 29 autores, incluindo psicólogos, fonoaudiólogos e mães.

Foto: Literare Books International/Divulgação

Simplificando o Autismo: Para pais, familiares e profissionais

Mais uma indicação de Kelly, o livro mostra, segundo ela, “que o autismo é um assunto que pode e deve ser tratado com leveza”. A pediatra comenta que a obra, que tem coordenação de Thiago Castro, traz a experiência do autor como pai atípico de forma cuidadosa, empática e sensível.

Foto: Edipro/Divulgação

Autismo: Humano à sua maneira – Um novo olhar sobre o Autismo

A pediatra também indica Autismo: Humano à sua maneira – Um novo olhar sobre o Autismo, de Barry M. Prizant e Tom Fields-Meyer. “O livro ajuda a quebrar aquela velha perspectiva de que o autismo é uma doença. É apenas mais uma forma de ser humano”, diz ela.

Foto: Editora Record/Divulgação

O menino feito de blocos

Kelly também indica O menino feito de blocos, de Keith Stuart. A trama traz um casal que está se separando e possui um filho autista. Na tentativa de se aproximar do menino, o pai começa a jogar Minecraft, o que se torna exatamente o elo que os dois precisavam.

Foto: Panda Books/Divulgação

A escova de dentes azul

Outro livro indicado pelo Estadão é A escova de dentes azul, escrito pelo apresentador Marcos Mion. O primogênito dele, Romeo, foi diagnosticado com TEA. Estreia de Mion na literatura infantil, a obra surgiu após uma história em que Romeo pedia uma escova de dentes azul de presente viralizar.

Foto: Intrínseca/Divulgação

O que me faz pular

O Estadão ainda indica O que me faz pular, do escritor Naoki Higashida. O livro foi escrito quando Naoki tinha apenas 13 anos e traz ensaios sobre ser autista.

Foto: nVersos Editora/Divulgação

S.O.S. Autismo

Mais uma indicação de Kelly Oliveira, S.O.S. Autismo é um guia da psicóloga e neurocientista Mayra Gaiato sobre o TEA. O livro traz informações sobre sintomas, diagnóstico, além de dicas para pais e cuidadores sobre como brincar com crianças com autismo e sobre inclusão na escola.

Foto: Pingue Pongue Educação/Divulgação

Meu amigo faz iiiii

Meu amigo faz iiiii também é uma indicação da pediatra. O livro foi escrito por Andréa Werner, que tem um filho, Theo, diagnosticado com autismo. Estreia da autora na literatura infantil, a trama conta a história de Bia, que percebe que seu colega na escola, Nil, tem alguns comportamentos diferentes. A obra é uma boa forma de fazer com que as crianças compreendam o TEA.

Foto: Felipe Rau/Estadão

Quer saber mais sobre Nori e Eu, HQ indicada pelo Estadão?

Leia mais

Reportagem

Maria Fernanda Rodrigues e Sabrina Legramandi

Texto e Produção

Sabrina Legramandi

Veja mais Web Stories